V Jornadas das Ciências e Tecnologias do AE de Seia (JOCIT 2023); A abordagem STE(A)M no ensino das Ciências - do desafio à inovação turma T4

Apresentação

O STE(A)M é um modelo de ensino focado em estimular a aprendizagem dos alunos em várias frentes(multidisciplinaridade), de modo muito mais abrangente e sem a segmentação comumente observada nas salas de aula. Além da multidisciplinaridade, o STE(A)M estimula a autonomia nos estudantes, proporciona maior facilidade na resolução de problemas e facilita uma integração cada vez mais eficiente com o mundo envolvente. Uma das vantagens da abordagem STE(A)M é a possibilidade de oferecer uma aprendizagem interdisciplinar. As áreas não são trabalhadas deforma isolada como acontece no modelo de ensino tradicional. Elas são associadas para que os alunos compreendam a sua relação e de que maneira esses diferentes campos do saber oferecem soluções para problemas e desafios do cotidiano. Isso garante a aquisição de conhecimentos de forma construtiva, consciente e reflexiva. Com ela, o aluno recebe feedbacks constantes, tanto dos colegas como dos professores, numa colaboração ativa e constante. Na educação STE(A)M o professor passa a atuar como mentor. Ele deixa de ser um expositor de conteúdos e passa a auxiliar e estimular os alunos a pensarem, refletirem e a procurarem respostas, alterando a dinâmica da sala de aula. Como muito da educação STE(A)M depende do corpo docente, é preciso preparar o professor para lidar com esse tipo de abordagem. Isso é o mais importante na implementação da metodologia e esperamos com esta ação contribuir para essa preparação no que se refere ao ensino das ciências, reconhecendo que o professor precisa conhecer a metodologia STE(A)M, a suadinâmica, os seus objetivos, o foco principal das aulas, o modo como os temas devem ser abordados, entre outras questões.

Destinatários

Professores dos grupos 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540, 550 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540, 550 e 600.

Objetivos

No intuito de promover abordagens inovadoras e integradas na educação das STE(A)M, com aplicações relevantes aonível do ensino/aprendizagem, com esta acção pretendem-se atingir os seguintes objectivos: - Conhecer a metodologia STE(A)M; - Aplicar na prática a metodologia STE(A)M; - Reconhecer a importância da metodologia STE(A)M no ensino das Ciências - Replicar boas práticas; - Criar uma bolsa de recursos aplicáveis em todos os ciclos de ensino; - Proporcionar uma melhoria na interação professor-aluno procurando melhorar as dinâmicas em sala de aula.

Conteúdos

Pretende-se uma adequada abordagem dos conteúdos que facilite a gestão quer do tempo quer das aprendizagens,permitindo a cada formando, ao seu ritmo, interiorizar e praticar metodologias adequadas aos seus alunos para que estesatinjam os objetivos das disciplinas leccionadas. Tendo em consideração os objetivos definidos, apresentam-se os seguintes conteúdos para esta ação de formação. 1. A METODOLOGIA STE(A)M 1.1. O QUE É A METODOLOGIA STE(A)M? 1.2. APLICAÇÃO PRÁTICA DA METODOLOGIA STE(A)M. 1.3. BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA STE(A)M. 2. IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA STEM NO ENSINO DAS CIÊNCIAS 2.1. O ENSINO DE CIÊNCIAS E UM CAMINHO, A ABORDAGEM STE(A)M 2.2. MUDANÇAS NA DIDÁTICA. 2.3. AULAS E ATIVIDADES STEM PARA A SALA DE AULA 2.4. CRIAÇÃO DE UMA BOLSA DE RECURSOS –ATIVIDADES STE(A)M 3. BOAS PRÁTICAS – TESTEMUNHOS E EXEMPLIFICAÇÃO DE REPLICAÇÕES

Metodologias

A ação desenvolver-se-á na modalidade de Curso de formação inserido nas “V Jornadas das Ciências e Tecnologias do AE de Seia” que decorrerão ao longo de 4 dias (2 em regime presencial e 2 em regime a distância). A ação será organizada em 10 sessões, 4 de natureza teórica e 6 de natureza teórico-prática. Pretende-se desenvolver momentos de debate, partilha de ideias e a reflexão crítica dos formandos. As sessões serão dinamizadas por formadores certificados para as didáticas específicas das áreas curriculares dos destinatários da ação que contarão com a colaboração de especialistas convidados que irão integrar/enriquecer os trabalhos de cada sessão. Os formadores desenvolverão um trabalho de articulação de saberes, considerado o trabalho interdisciplinar que ametodologia STE(A)M perspetiva, num esforço de trabalho colaborativo entre todos.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de2/3 do total de horas da ação. A avaliação será baseada nos seguintes itens: • Participação - 40%. • Trabalho individual - 60%.- Elaboração de um texto crítico-reflexivo, refletindo uma abordagem global e integradora dos temas abordados durante as Jornadas, em que seja focado o seu impacto na prática pedagógica e/ou na formaçãopessoal. A avaliação do trabalho incidirá sobre o conteúdo e pertinência da análise, identificando ganhos pedagógicos; acoerência textual e a correção formal

Modelo

Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; relatório dos formadores da ação; relat´´orio da entidade formadora

Bibliografia

Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação. Um guia prático e crítico. Lisboa: Edições ASA. Bell, D. (2016). The reality of STEM education, design and technology teachers’ perceptions:a phenomenographic study.International Journal of Technology and Design Education, 26, 61–79. https://link.springer.com/article/10.1007/s10798-015-9300-9 Breiner, J. M. et al. (2012). What Is STEM? A Discussion about Conceptions of STEM in Education and Partnerships. School Science and Mathematics,112(1), 3–11 Carvalho, A. M. P. (2013). Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In Carvalho, A. M. P.(Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. (pp.1–20). São Paulo, SP:Cengage Learning. Connor, A.M., Karmonar, S., & Whittington, C. (2015). From STEM to STEAM: Strategies for enhancing engineering &technology education. International Journal of Engineering Pedagogies, 5(2), 37-47.http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v5i2.4458.

Anexo(s)

Observações

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Formador

Paula Cristina dos Santos Silva Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-03-2023 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
3 15-03-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 18-03-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 18-03-2023 (Sábado) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
6 21-03-2023 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 24-03-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
8 31-03-2023 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 11-03-2023
Fim: 31-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119357/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Seia e CISE (Seia)