OFERTA FORMATIVA

Ref. 157T1 Inscrições abertas até 04-04-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122378/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 09-04-2024

Fim: 04-06-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária c/ 3º CEB de Gouveia

Formador

Alexandre Augusto dos Reis Gomes

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Gouveia em parceria com o CFAE Guarda-1

Enquadramento

No Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho são apontadas como imperativas algumas competências que devem ser desenvolvidas por todos os alunos no final da escolaridade obrigatória, nomeadamente competências associadas a raciocínio e resolução de problemas, ao desenvolvimento de processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, utilizando recursos diversificados, ao saber científico, técnico e tecnológico, à manipulação e manuseio de materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas; à criação de produtos tecnológicos em projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais, entre muitas outras. Desta forma, a utilização de calculadoras gráficas e sistemas associados para desenvolvimento de projetos que conjuguem algoritmia, programação, robótica e aquisição de dados com sensores permite, por um lado, promover uma eficaz articulação entre diferentes áreas do saber inerentes a diversas disciplinas integrantes do currículo nacional dos alunos e, por outro, o desenvolvimento de competências em alunos e professores para o trabalho colaborativo, inovador, e no âmbito do pendor STEM. O desenvolvimento de trabalhos envolvendo professores de diferentes grupos de recrutamento, potencia a possibilidade de adaptação dos projetos realizados, no âmbito desta formação, ao contexto dos Domínios de Áreas Curriculares definidos em Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Objetivos

• Mobilizar os professores para o desenvolvimento de práticas inovadoras no ensino; • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias ao trabalho colaborativo e de projeto, nomeadamente de pendor STEM; • Fomentar o desenvolvimento de autonomia e de autoconfiança no trabalho com equipamentos tecnológicos necessários à realização de projetos interdisciplinares; • Permitir o aprofundamento dos conhecimentos relativos a tecnologias atuais; • Explorar e criar materiais didáticos diversificados; • Promover a utilização da tecnologia na exploração de situações problemáticas; • Refletir sobre as vantagens e inconvenientes da utilização da tecnologia nas atividades de ensino-aprendizagem; • Incentivar a investigação e a troca de experiências entre os professores contribuindo para a sua formação; • Promover a reflexão sobre a metodologia STEM; • Atualizar e aperfeiçoar alguns conhecimentos científicos, operacionalizando-os em termos práticos.

Conteúdos

• Apresentação da ação e identificação de metodologias ativas propostas nos programas que exigem a utilização dastecnologias em causa (1h); • Apresentação dos componentes da tecnologia (1h); • Noções gerais de algoritmia e de programação: aplicações práticas (4h); • Realização, exploração e discussão de projetos envolvendo algoritmia e programação com a tecnologia TI-Nspire e suaarticulação com as áreas disciplinares envolvidas (6h); • Trabalho autónomo: Desenvolvimento de projetos envolvendo algoritmia e programação com a tecnologia TI-Nspire em contexto de ensino/aprendizagem (15h); • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Avaliação (3h).

Metodologias

Desenvolvimento de projetos envolvendo algoritmia, programação e robótica, interligados com os conteúdos programáticos de cada uma das disciplinas. Experimentação exaustiva de cada equipamento estudado e do seu princípio de funcionamento em consonância com as orientações presentes nos programas disciplinares. Discussão/reflexão sobre a natureza de cada projeto, a sua abordagem nos programas e a sua Contextualização STEM Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos e sobre a sua utilização pedagógica, a pertinência e funcionalidade dos instrumentos produzidos e testados. No âmbito das sessões de trabalho autónomo, os formandos aplicarão os conhecimentos adquiridos no sentido de consolidar e aprofundar competências inerentes ao uso da tecnologia em causa, de forma a promover a melhoria das suas intervenções subsequentes. As metodologias de trabalho a usar nesta ação deformação baseiam-se, fundamentalmente, no desenvolvimento de projetos envolvendo programação, robótica e uso de sensores, em articulação, aplicados em contexto de sala de aula ou no âmbito do desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Avaliação

A avaliação da Oficina de Formação é realizada de modo contínuo pelo formador em conjunto com os formandos, e tem como referência os objetivos e finalidades da Formação. Esta avaliação incide sobre o desenvolvimento das competências dos formandos ao longo do percurso formativo. São tomados em consideração os seguintes aspetos: • Empenho e participação nas sessões; • Qualidade dos instrumentos de trabalho produzidos nas sessões; • Qualidade das interações com os restantes elementos do grupo em formação e formador; • Qualidade e pertinência pedagógica do trabalho autónomo desenvolvido; • Reflexão crítica sobre a formação vivenciada. A avaliação quantitativa dos formandos será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. A avaliação será, igualmente, expressa em termos qualitativos em conformidade com a escala que a seguir se indica: • Excelente - de 9 a 10 valores; • Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; • Bom - de 6,5 a 7,9 valores; • Regular - de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente - de 1 a 4,9 valores

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Aldon, G. et al Nouvel environnement technologique, nouvelles ressources, nouveaux modes de travail : le projet e-CoLab,Répères-IREM 72 et EducMath , 2008. Martins, G. et. al., Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Editorial Ministério da Educação e Ciência, 2017. Gomes, A; Santos, J., Algoritmia, programação e robótica com a TI-Nspire CX II-T, FCA Editores, 2019.


Observações

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INSCREVER-ME

Ref. 156T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121126/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 09-03-2024

Fim: 20-04-2024

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra - Trancoso

Formador

António Manuel Branco Oliveira

Destinatários

Professores do Grupo de Recrutamento 290

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 290. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 290.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

CFAE Guarda-1 em parceria com o Secretariado Diocesano da Guarda

Enquadramento

A redefinição do Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, decorrente do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da definição de Aprendizagens Essenciais, veio a recolocar no cerne da reflexão pedagógica e das preocupações educativas a reapropriação de conceitos, modalidades, natureza e finalidades das práticas avaliativas dos alunos. Educação Moral e Religião Católica dispõe do seu Programa (2014) e das Aprendizagens Essenciais (2018), enquanto documentos de orientação curricular para a planificação, concretização e avaliação do ensino e da aprendizagem, ordenadas à promoção das áreas de competência inscritas no PASEO. Todavia, a discussão epistemológica em curso sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação, que alguns projetos de investigação e acompanhamento de avaliação pedagógica vêm propor às escolas (e.g. MAIA),carece de um aprofundamento reflexivo que venha a propiciar e a consubstanciar-se na conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com as práticas de avaliação em geral, e especificamente de EMRC. É neste sentido, o de corresponder às necessidades formativas dos docentes de EMRC da Diocese da Guarda e de outros docentes / Dioceses interessados, que se justifica a proposta do presente Curso de Formação.

Objetivos

- Enumerar e priorizar processos de recolha de informação passíveis de utilização em EMRC para a avaliação dos alunos; - Apreciar os referenciais respeitantes aos critérios de avaliação vigentes em cada Escola/Agrupamento, deduzir os princípios que presidiram à sua formulação e ensaiar formas de os adequar à natureza e finalidade de EMRC; - Redefinir o conceito de avaliação sumativa, a(s) sua(s) finalidade(s) e as suas principais caraterísticas, articulando-a com a avaliação formativa; - Avaliar da oportunidade pedagógica da elaboração de rubricas de avaliação, onde constem critérios e níveis de desempenho dos alunos, adaptados à disciplina de EMRC. - Articular as aprendizagens essenciais de EMRC, os critérios e os níveis de desempenho nas práticas correntes de avaliação; - Conceber e aplicar estratégias de feedback, no contexto de avaliação formativa e sumativa classificatória; - Estruturar práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância; - Produzir e contribuir para a construção de referenciais comuns de critérios de avaliação.

Conteúdos

1. Contributo de EMRC para a aquisição das competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. (2 horas) 2. Síntese das Aprendizagens Essenciais de EMRC por ano / ciclo de escolaridade, ordenada para a definição “do que é desejável que os alunos saibam ou sejam capazes de fazer”. (2horas) 3. Elementos normativos e teórico-práticos para a compreensão do constructo de “avaliação”. (2 horas) 4. Princípios de didática específica de EMRC concernentes à avaliação. (2 horas) 5. Inferências e implicações teórico-práticas sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação em EMRC. (2 horas) 6. Revisão crítica de práticas pedagógicas avaliativas à luz da discussão epistemológica em curso. (2 horas) 7. Elementos para a conceção de referenciais de avaliação: metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos. (2 horas) 8. Análise crítica do referencial comum de critérios de avaliação vigentes nas escolas / agrupamentos de proveniência dos formandos. (2 horas) 9. Identificação dos princípios e orientações que presidiram à formulação dos referenciais internos de cada escola / agrupamento sobre avaliação pedagógica: modalidades de avaliação e critérios de avaliação. (2 horas) 10. Conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com os referenciais internos e as práticas de avaliação, em geral, e especificamente de EMRC: avaliação formativa, avaliação sumativa, rubricas de avaliação, critérios de avaliação, níveis de desempenho dos alunos, feedback e contextos de aprendizagem e ensino a distância. (3 horas) 11. Apresentação e apreciação crítica dos produtos concebidos no domínio de práticas avaliativas. (4 horas)

Metodologias

O curso consiste em 25 horas, estruturadas em sessões teórico-práticas presenciais e a distância (síncronas e assíncronas) no decurso das quais serão implementadas as seguintesmetodologias: análise documental, plenários de debates e reflexão, partilha de experiências, análise de casos, produção e apresentação de recursos pedagógico-didáticos e partilha demetodologias. Implementar-se-á uma metodologia interativa e colaborativa que privilegie a ação, a produção, a reflexão e a assunção crítica de opções pedagógico-didáticas sustentadas. Incentivar-se-á a exploração de recursos e documentos, a partilha de reflexões e a discussão orientada sobre temáticas específicas. Prevê-se que os conteúdos abordados e os materiais produzidos prolonguem no tempo os efeitos da ação. As sessões serão dinamizadas através das tecnologias de informação e comunicação e compreenderão modalidades e recursos diversificados de exposição e comunicação.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - A avaliação dos formandos será contínua e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais, síncronas e assíncronas, bem como a produção, apresentação e apreciação crítica das propostas de “e-atividades” concebidas pelos formandos, que mobilizem as competências teórico-práticas adquiridas. - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

AA.VV. (2017) – Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. [PDF] Disponível emhttp://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2018) – Aprendizagens Essenciais. Articulação com o Perfil dos Alunos. Educação Moral e Religiosa Católica. [PDF] Disponível emhttp://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico; CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA (2006) – Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade. CEP. FERNANDES, D. (2019-2020) – Avaliação formativa | Avaliação sumativa | Critérios de Avaliação | Rubricas de Avaliação | Diversificação dos Processos de Recolha de Informação(Fundamentos). Folha(s) de apoio à formação – Projeto MAIA. Lisboa: IE da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação. MACHADO, E. A. (2019). Feedback | (2020) Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância. Folha(s) de apoio à formação – Projeto MAIA. Lisboa: IE da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.


Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online assíncrona
3 16-03-2024 (Sábado) 09:00 - 10:00 1:00 Online síncrona
4 16-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
5 23-03-2024 (Sábado) 09:00 - 10:00 1:00 Online síncrona
6 23-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
7 06-04-2024 (Sábado) 09:00 - 10:00 1:00 Online síncrona
8 06-04-2024 (Sábado) 10:00 - 14:00 4:00 Online assíncrona
9 13-04-2024 (Sábado) 09:30 - 10:30 1:00 Online síncrona
10 20-04-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

Ref. 155T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-CFAE_G1-02/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 31-01-2024

Fim: 31-01-2024

Regime: Presencial

Local: Espaço digital da BE da EB 2,3 Dr. Guilherme C. de Carvalho

Formador

Isabel Cristina Rodrigues dos Santos Albuquerque

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho (Seia)

Enquadramento

Sabemos que o serviço a disponibilizar pelas bibliotecas escolares deve orientar, aconselhar e acompanhar cada utilizador - alunos, professores e restante comunidade educativa, procurando ir ao encontro das suas necessidades. Com a pandemia e o E@D, as bibliotecas escolares tiveram de se “reorganizar” e (re)definir novas prioridades de modo a complementar a sua presença física com a presença digital, definindo, implementando e consolidando a sua identidade digital. A aposta num formato híbrido tornou-se uma necessidade, complementando a presença física da biblioteca com um serviço em suporte digital, disponibilizando recursos educativos diversificados de apoio ao currículo e às aprendizagens, com um formato simples, intuitivo, interativo e dinâmico através de uma página web, com um menu, para permita ao utilizador aceder com facilidade ao mesmo. Assim, serve esta Ação para mostrar aos docentes a forma como esse serviço em linha está estruturado, os recursos educativos digitais que estão aí alocados e a forma como podem aceder, procurar e utilizar, pedagogicamente, esses materiais.

Objetivos

✓ Reforçar o lugar da biblioteca na vida escolar e na comunidade; ✓ Partilhar com os docentes os recursos e os serviços disponibilizados pela BE no apoio às aprendizagens; ✓ Mostrar a página web que está a ser construída e atualizada pela BE e a forma como está estruturada.

Conteúdos

✓ Menu do sítio das bibliotecas escolares do concelho de Seia; ✓ Recursos para as diferentes áreas disciplinares; ✓ Recursos para os diferentes níveis de ensino; ✓ Recursos digitais online; ✓ Biblioteca & cidadania ativa.

Metodologias

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Avaliação

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Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

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Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-01-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

Ref. 154T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-CFAE_G1-01/2024

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 24-01-2024

Fim: 24-01-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres

Formador

Isabel Catarina Martins

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres em parceria com o CFAE Guarda-1

Enquadramento

O DUA constitui um modelo estruturante e orientador na construção de ambientes de aprendizagem acessíveis e efetivos para todos os alunos, que defende os princípios da Acessibilidade, Flexibilidade e Participação. O DUA permite criar um currículo mais flexível e acessível, que responda às necessidades de todos os alunos a quem devem ser dadas oportunidades de participar de forma ativa e motivada na sua aprendizagem, independentemente das suas características individuais... . Esta ação pretende ser uma oportunidade para os professores refletirem sobre a sua prática pedagógica e para discutirem abordagens inclusivas. Considerar os princípios do DUA aumenta a probabilidade de sucesso de todos os alunos, podendo este ser um caminho para a equidade na Educação.

Objetivos

• Promover a compreensão dos princípios e das estratégias do DUA; • Fomentar a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, centradas no aluno; • Contribuir para adoção de metodologias que visem o sucesso de todos os alunos.

Conteúdos

• O DUA, como prática de gestão flexível do currículo; • Definição e Princípios do DUA; • Exemplos de implementação do DUA.

Metodologias

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Avaliação

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Modelo

Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório da entidade formadora

Bibliografia

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Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial

Ref. 153C13T1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121527/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 20-01-2024

Fim: 09-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Sacadura Cabral - Celorico da Beira (sala 13)

Formador

José Fonseca Cruz

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda-1

Enquadramento

A informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade atual. Por outro lado, o desenvolvimento do pensamento computacional e da programação podem ser vistos como uma mais-valia para qualquer pessoa, uma vez que permitem desenvolver um conjunto de competências importantes para a sociedade do século XXI e transversais a várias áreas do saber. A linguagem Scratch é um dos exemplos que a nível mundial tem obtido maior sucesso nesse âmbito. Este curso sobre pensamento computacional e Scratch, especialmente vocacionado para professores do Ensino Básico, pretende fornecer-lhes a formação e as ferramentas necessárias para o fazerem mais facilmente, embora assente numa utilização pedagógica fundamentada, em contexto real. Aprender essas competências é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas. Contudo, ela deve ser promovida logo desde os primeiros anos de escolaridade. Assim sendo as ferramentas a usar devem ser adequadas a esse público-alvo.

Objetivos

1.Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica -práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes; 2.Experienciar diversas situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas com vista à operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular; 3.Promover o desenvolvimento de práticas que visem estruturar, passo a passo, o processo de resolução de um problema, incentivando os alunos a criarem algoritmos que possam descrever essas etapas, nomeadamente com recurso à tecnologia, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos (um dos três princípios essenciais que as AE assumem); 4.Desenvolver a consciência para a utilização de ambientes de programação visual nomeadamente, o Scratch, na promoção do Pensamento Computacional contribuindo para desenvolver nos alunos Capacidades Matemáticas Transversais.

Conteúdos

Apresentação da Oficina de Formação: 1 Hora O que é o pensamento computacional? 2 Horas Os 5 grandes pilares do pensamento computacional. 3 Horas Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch: 9 Horas - O Ambiente Scratch; - Comandos básicos; - Estruturas de controlo; - Comandos avançados; - Construção de animações; - Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos. Identificação dos conteúdos de aprendizagem das AE que podem ser explorados com o Scratch; 2 Horas Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, que promovam os conteúdos de aprendizagem (conhecimentos,capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) das AE; 2 Horas Construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula. 6 Horas

Metodologias

Na componente presencial a formação desenvolver-se-á com sessões teóricas e práticas. A participação nas sessões de trabalho autónomo corresponde à execução de um conjunto de tarefas previamente definidas nas sessões presenciais e que devem ser aplicadas em sala de aula. As tarefas que carecem de ser resolvidas serão enviadas para a plataforma Classroom de acordo com a calendarização estabelecida.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Almodóvar J. A y Rodríguez M. (2005) Matemáticas 4. Santillana Educación, S.L Barredo Blanco, D. (s.a) La geometría del Triángulo. [En línea]. Ceuta, disponible enhttp://ficus.pntic.mec.es/dbab0005/triangulos/Geometria/pdf/Global.pdf [28 de noviembre de 2017] Rey Pastor, J. y Puig Adam, P. (1931) Elementos de Geometría. Madrid, Colección Elemental Intuitiva Poloni, Leonardo, Eliana Maria do Sacramento Soares e Carine G. Webber.


Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 20-01-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 03-02-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 03-02-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 17-02-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 17-02-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 02-03-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 09-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

Ref. 152C12T1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121910/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 13-01-2024

Fim: 25-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica de Fornos de Algodres (sala 3)

Formador

Jorge Manuel Carrilho Margarido

Destinatários

Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110).

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda-1

Enquadramento

Apesar do reconhecimento do valor educativo da prática sistemática e regular da Educação Física nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são ainda em número reduzido os professores que a propiciam de uma forma estruturada (de acordo com princípios pedagógicos de desenvolvimento vertical do currículo), de forma coerente (segundo princípios organizativos de regulação didática) e de uma forma autónoma (em consonância com os recursos materiais e espaciais disponíveis). Das razões apresentadas pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a não realização de sessões de Educação Física, apesar de devidamente consignada nos currícula, sobressaem as de falta de espaços adequados, de recursos didáticos e de tempo para a prática. Contudo, vários estudos apontam, também, para carências de atualização formativa de índole didático-pedagógica (Rocha, L., 1998, entre outros), especificamente, no que diz respeito à interpretação do programa, dificuldades de planeamento e inerente operacionalidade das sessões. Assim, o objetivo desta ação é o de sensibilizar o professor do 1.º Ciclo e o Educador de Infância para a utilização da área de Educação Física, quer como recurso pedagógico com objetivos próprios, quer porque, em si mesma, subjaz como direito institucional do aluno na promoção de aprendizagens significativas fomentadoras de hábitos de vida ativa, deenriquecimento físico e intelectual numa perspetiva globalizante do currículo, enquanto atributo de salubridade em meioescolar.

Objetivos

- Autonomizar os professores na prática das sessões de Educação Física; - Desenvolver competências pedagógicas ao nível da conceção, do planeamento e da execução das aulas de EducaçãoFísica; - Estimular a autoformação; - Incrementar a proficiência global da qualidade do ensino.

Conteúdos

Bloco 1 Componente teórica e teórico-prática (25 horas) 1- Resenha histórica da Educação Física no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1 hora); 2- Conceção atual da Educação Física como eclética, inclusiva e promotora do desenvolvimento multilateral (1 hora); 3- As Aprendizagens Essenciais de Educação Física nos 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade: filosofia, características, modelo, estrutura, forma e interdisciplinaridade (1 hora); 4- Características de uma aula de Educação Física: aspetos organizativos e de gestão (3 horas); 5- Características fundamentais e indicações metodológicas sobre os blocos do programa (3 horas); 6- Opções e decisões estratégicas: modelo de planeamento (1 hora); 7- Práticas pedagógicas de micro-ensino: preparação e simulação de sessões de EFM com incidência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas (Dança), Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios (12 horas); 8- Avaliação dos formandos e da ação de formação (3 horas). Bloco 2 Da teoria à prática (25 horas) Neste bloco pretende-se que os docentes depois da sua formação em “contexto convencional” executem sessões de EF com os seus alunos com prevalência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. Neste processo, que decorrerá, pelo menos, durante um período letivo, os professores serão acompanhados, em algumas sessões, pelo formador que irá monitorizar o processo de formação. Com esta componente formativa pretende-se que os docentes mobilizem os conteúdos que foram aprendidos ao longo das sessões teóricas e teórico-práticas.

Metodologias

- A componente teórica e teórico-prática terá, na fase inicial, algumas sessões de carácter essencialmente expositivo, não deixando de recorrer à técnica interrogativa como instrumento de mobilização do interesse dos formandos para a atividade formativa. - Numa fase mais avançada desta componente formativa as sessões assumirão características teórico-práticas dando lugar a situações de micro-ensino formador/formandos tendo em vista, não só a análise das práticas pedagógicas, mas também – e sobretudo –, a organização e simulação de sessões de EF com incidência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. A componente de trabalho autónomo do formando, irá desenvolver-se em contexto real (atividades letivas com os alunos). Esta fase, eminentemente prática e de aplicação dos conteúdos e ferramentas apreendidas nas sessões presenciais, consistirá na realização de sessões/aulas de EF com os seus alunos com prevalência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. - Nesta segunda fase, o professor/formando será acompanhado, em alguns momentos, pelo formador, sendo este um aspecto essencial da oficina.

Avaliação

A avaliação é quantitativa, utilizando-se a escala de 1 a 10, com o referencial previsto no n.º 6, do artigo 4.º, do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, com os seguintes critérios e indicadores: - Participação (15%) - Realização das tarefas nas sessões (15%) SUBTOTAL: 30% - Produção de trabalhos e/ou materiais (25%) - Investigação (10%) - Aplicação (10%) SUBTOTAL: 45% - Reflexão crítica/Memória Final (10%) - Trabalho Final (15%) SUBTOTAL: 25% TOTAL: 100%

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação disponibilizado pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

“Aprendizagens Essenciais - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico I Educação Física 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.ºano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano de escolaridade”, ME/DGE, 2018 (Em vigor de acordo com o previsto no artigo 38.ºdo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho); “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, ME/DGE, 2016; “Programa Curricular de EFM”, ME/O.E.B., 1995; “A Educação Física no 1.º CEB”, ME/DGEBS, 1992; “Manual de Educação Física – 1.º CEB”, GCDE, 1998.


Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 13-01-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 14-02-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 14-02-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 24-02-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 24-02-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
7 25-03-2024 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 151C11T1 Em avaliação

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121967/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 10-01-2024

Fim: 13-03-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Básica e Secundária de Aguiar da Beira

Formador

Cristina Maria Rodrigues dos Santos Maltez

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca - Aguiar da Beira em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda-1

Enquadramento

O sucesso pessoal e educativo e a promoção de uma profunda literacia da leitura começam com a formação dos pré-leitores e deve continuar ao longo da escolaridade através de atividades de leitura escrita e visual, sessões de escrita criativa e de leitura dinâmicas e criativas e workshops de construção de estórias e materiais. O livro é uma ferramenta com diversas potencialidades e, unida à sua leitura, devem ser inclusivos e contribuir para a formação do aluno na edificação da sua cidadania, atitudes e valores. O livro é um elo compulsivo na criação de laços colaborativos, criativos e criadores estando presente em muito e muitos currículos disciplinares.

Objetivos

Pretende-se com esta ação de formação conseguir que: - Os docentes utilizem o livro como ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula e biblioteca; - Os docentes dinamizem atividades com os alunos tendo por base o livro e as suas potencialidades proporcionando a criatividade, a inclusão, a reflexão e desenvolvimento do espírito critico; - Se desenvolva o trabalho colaborativo entre as várias áreas do saber e entre os docentes e a biblioteca; - Se dinamizem atividades que envolvam a partilha de experiências capazes de contribuir para o crescimento pessoal do aluno.

Conteúdos

1. Apresentação dos objetivos e metodologias, formas de avaliação e formação de grupos de trabalho (1 hora); 2. A competência de leitura visual (a ilustração – importância, evolução, diferenciação, construção) (6 horas); 3. O livro como ponto de partida para um conjunto diversificado de atividades (parcerias curriculares) (6 horas); 4. O livro inclusivo (6 horas); 5. Atividades de escrita criativa (3 horas); 6. Apresentação de trabalhos discussão (3 horas) Total de 25 horas

Metodologias

Esta Ação de Formação assenta numa abordagem das potencialidades do livro como ferramenta de trabalho capaz de ser utilizado em diversos pontos dos currículos de várias disciplinas. O professor bibliotecário apercebe-se do papel, do contributo, das dinâmicas que transformam o livro num importante elemento de trabalho colaborativo devendo partilhá-lo com os docentes das disciplinas expondo-o como um trampolim para um conjunto de atividades. A formação leitora, escrita e visual deve ser desenvolvida desde o pré-escolar e estar presente em qualquer área curricular. E, durante este processo, podem ser criadas uma série de dinâmicas que facilitam o entrosamento do leitor e do docente com o livro. Assim, aquilo que propomos é a analise da ilustração, de onde para onde, construção de livros em pop-up básico e inclusivos, práticas de escrita criativa, elaboração de guiões de leitura e exploração de livros aplicados a várias disciplinas – trabalhos desenvolvidos em grupo ou individual, nas sessões, de forma presencial. Com os trabalhos será criado um portfólio para partilha entre os formandos, as bibliotecas das suas escolas e outros docentes.

Avaliação

A avaliação, sendo contínua, traduzir-se-á numa classificação final expressa na escola de 1 a 10, em conformidade com o referencial previsto no n.º 2, do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º15/2007, de 19 de Janeiro. A avaliação deve ter um carácter formativo e regulador pressupondo a interacção entre formador e formandos no contexto do debate critico e na concretização das actividades práticas. A avaliação / classificação incide na construção e elaboração de materiais a partir do trabalho de grupo (40%), interesse e participação ativa nas sessões presenciais (20%), e reflexão critica (40%).

Modelo

Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação disponibilizado pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora

Bibliografia

BETTELHEIM, Bruno (2008). Psicanálise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand Editora. CARTER, David. Los Elementos Del Pop-Up. HELLER, Eva (2012). A psicologia das Cores, como as cores afetam a emoção e a razão. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. MUNARI, Bruno (2014). Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70. SANTOS, Margarida Fonseca (2013). Escrita em dia. Lisboa: Clube do Autor. Baile dos móveis da sala de jantar. Conceição Rios Bolas de sabão, Emma Giuliani Capuchinho Vermelho – conto clássico em pop-up Na noite escura, Bruno Munari


Observações

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Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 17-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 24-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 31-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 07-02-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 21-02-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 28-02-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 13-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial