Leitur@s: uma viagem de escolhas turma T2
Apresentação
A leitura assume um papel relevante no que concerne às preocupações dos docentes e órgãos de poder central. O seu domínio com mestria é indispensável quer aos alunos quer ao cidadão em geral. As mudanças trazidas pelos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas, pela autonomia e flexibilidade curriculares, assim como as disposições dos Decretos Lei n.º 55/2018 de 6 de julho e n.º 54/2018 de 6 de julho e a recuperação das aprendizagens com a Escola+ 21|23, reforçam uma nova dimensão às funções tradicionais das bibliotecas, exigindo dos professores bibliotecários e das equipas das bibliotecas escolares/públicas um trabalho acrescido na gestão da informação e formação dos utilizadores. O objetivo da formação é o de fornecer aos docentes perspetivas atuais do conhecimento sobre as questões da leitura e da literacia, numa sociedade em que a leitura e o paradigma digital estão cada vez mais interligados.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- Enquadrar a ação no trabalho concelhio desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia(RBEMS). - Partilhar “boas práticas” da RBEMS. - Reforçar o papel da Biblioteca Escolar no apoio ao Plano de Ação Estratégico para Promoção do Sucesso Escolar e dosPlanos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas. - Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio daleitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo. - Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-oscom a emergência de novas literacias. - Refletir sobre a flexibilidade curricular como metodologia de ensino-aprendizagem, numa perspetiva de gestão flexível e contextualizada do currículo em sala de aula, num pleno exercício de autonomia. - Pensar a Educação Inclusiva e as mudanças, a nível organizacional e do próprio processo educativo.
Conteúdos
● Painéis (decorrerão em sala, em grande grupo, em dois dias distintos) ● Workshops (decorrerão em simultâneo, tendo cada formando de frequentar, obrigatoriamente, os 4 workshopsdisponibilizados). Painéis ▪ Abertura formal da ação de formação: - Apresentação dos objetivos, das metodologias, dos instrumentos e critérios de avaliação. Painel 1 (1 hora): As Bibliotecas Escolares em linha e na linha. Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizadores: Manuela Silva, Isabel Cristina e Liliana Melo Painel 2 (1hora): Novos desafios, novas inteligências. Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizadores: Luís Varela e Ulisses Mota Painel 3 (1 hora): Musical Lectio Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Teresinha Galhano Painel 4 (1hora): Onlife.com@BEMM | Media e Informação Experiência Educativa Vencedora do "Desafio de Educação para os Media" | 2023 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizadores: Rui Abreu e Graça Silva Painel 5 (1 hora): A cor do limão - promoção da leitura Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: ANDANTE associação artística Workshops simultâneos (1,45 horas x 4 = 7 horas) Workshop 1 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Ulisses Mota Workshop 2 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Luís Varela Workshop 3 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Susana Silvestre Workshop 4 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Pedro Freitas Sessão de encerramento
Metodologias
As Jornadas irão decorrer na modalidade de “curso de formação”, estruturadas em painéis e workshops, perfazendo umtotal de 12 horas de formação. Haverá sessões essencialmente teóricas e reflexivas (painéis) centradas na apresentação e discussão de temasrelacionados com a leitura e a literacia, a aprendizagem das mesmas e as dificuldades que possam surgir no percurso. As restantes sessões decorrerão num formato de workshop, com a apresentação de diversos temas onde serãoanalisados, discutidos e experienciados dispositivos de intervenção que permitam abordagens informadas na procura desoluções para os problemas e constrangimentos da aprendizagem da leitura e da promoção da leitura e literacia. As sessões terão um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que assegurarão o cumprimento de todos osprocessos necessários à avaliação. Estas Jornadas estarão abertas à participação de docentes que poderão não desejar a acreditação, ficando apenas comum certificado de presença.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.
Modelo
Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório dos formadores; Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com abiblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.28-01-2023] Disponível em:https://www.rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.html PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Biblioteca Escolarno Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2023] Disponível em:https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Biblioteca Escolar etrabalho colaborativo [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.28-01-2023] Disponível em:https://www.rbe.mec.pt/np4/file/677/bibliotecarbe6.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Estratégia: aalavanca da biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2023] Disponível em:https://www.rbe.mec.pt/np4/file/678/bibliotecarbe7.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Fazer leitores naera digital: o contributo da biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2023] Disponível em:https://www.rbe.mec.pt/np4/file/679/bibliotecarbe8.pdf
Anexo(s)
Formador
Liliana Manuela Cruz Melo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2023 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-09-2023 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-09-2023 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 09-09-2023 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |