Em nome da terra: o tempo da escrita turma T1
Apresentação
A reflexão sobre as questões intrínsecas aos processos de escrita e a sua importância para o sucesso pessoal e educativo, para a promoção de uma verdadeira literacia, para o combate ao analfabetismo funcional e para a abertura a novas formas de escrever e ver o mundo. A 2.ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra” está de regresso à aldeia de Melo, com um programa criado a partir do legado literário daquela que é considerada a aldeia mais literária de Portugal e que integra um conjunto de propostas que prometem acrescentar novas histórias e memórias a este lugar, que já tanto tem para contar. Um festival literário dedicado a leitores de todas as idades e que este ano celebra a literatura sob o mote do tempo da escrita, no outono que nos acolhe. Nesta edição, vamos conhecer livros, ilustradores, autores e atores, músicos e contadores de histórias. O festival, sempre sob o mote da escrita de Vergílio Ferreira, vai debater, expor livros, conversar com escritores, visitar exposições, assistir a horas de conto e de canto, disponibilizar oficinas de ilustração e propor percursos guiados pelas palavras. Esta edição pretende envolver mais os docentes, potenciando as vantagens pedagógicas e formativas da escrita e da literatura. Um dos intuitos do programa formativo é celebrar agora o futuro da palavra, expandir o legado dos grandesnomes da literatura portuguesa, mantendo a sua memória, e atrair novos leitores e utilizadores das bibliotecas e momentos culturais.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Descobrir o potencial do livro ou da história, apurando os mecanismos de seleção documental, de relação com os potenciais leitores, estimulando a escrita e fomentando a frequência das bibliotecas; - Explorar as dimensões das artes com base na estimulação dos sentidos e na procura do belo associando-o à escrita de Vergílio; - Interpretar as funções das bibliotecas na promoção da leitura, da escrita e da memória cultural; - Promover atividades criativas, centradas na palavra escrita e ilustrada, no jogo de inventar textos narrativos, no contar e no ouvir; - Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes, aprofundando o conhecimento de textos e autores; - Trabalhar a relação que se estabelece entre texto e imagem no processo narrativo adjuvados pelas artes; - Selecionar e praticar leituras, com origem em textos propostos e textos produzidos pelos formandos, capazes de potenciar o estabelecimento de uma estrutura de configuração de projetos de leitura e escrita.
Conteúdos
• os tempos da escrita; • o papel da escola e das bibliotecas na promoção do livro, da leitura e da escrita; • o valor da mediação da leitura; • a escrita disfuncional; • o poder transformativo da arte; • a capacidade criativa da escrita; • o poder da palavra; • a leitura para bebés; • as técnicas para a escrita lúdica e interventiva; • a valorização da cultura local; • a sensibilidade estética e artística.
Metodologias
A ação de formação decorre integrada harmoniosamente na 2ª edição EM NOME DA TERRA - Festival Literário do Município de Gouveia, produzido pela Papa-Livros / Adélia Carvalho,sob design de Cátia Vidinhas, agendado para os dias 05, 06 e 07 de outubro de 2023, e tem a duração de 15 horas. Engloba sessões plenárias, uma tertúlia performativa, oficinas, debates, exposições de ilustração, recital poético, a apresentação de livros e um roteiro literário. As sessões incluem momentos de reflexão, de partilha de experiências e de discussão, privilegiando-se os conhecimentos que os participantes detêm, assim como as suas expectativasface a esta oportunidade formativa. Os palestrantes e dinamizadores das oficinas terão um papel de comunicadores e impulsionadores da reflexão com os formandos sobre as temáticas, evidenciando o contributo daescrita, dos livros e das bibliotecas para a sua promoção e em estreita articulação com a a formação pessoal e académica.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial e terá ainda por base a elaboração de uma reflexão individual, global, sobre o percurso formativo e sua implicação na respetiva prática educativa, considerando os seguintes aspetos: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria da prática profissional b) Reflexão relativa a um dos painéis; c) Trabalho escrito individual com a proposta de uma ação realizável em contexto de sala de aula. Será preparado um documento com instruções específicas, descritores de avaliação e ponderação dos critérios de classificação, o qual será partilhado com os formandos.
Modelo
Resposta pelos formandos a um questionário de avaliação da formação a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora
Bibliografia
Carles, J. C. (2016). El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxito escolar. [Em linha] Barcelona, Fundación Bancaria “La Caixa” y laFundación Jaume Bofill, 2017. Retirado de: http://www.fbofill.cat/sites/default/files/El_metodo_definitivo_ES_190117.pdf Ferreira, Vergílio (1992). Pensar. Amadora: Bertrand, imp. Ferreira, Vergílio (2001). Escrever. Amadora: Bertrand, imp. Sánchez-García, S., Yubero,S. (coord.) (2015) Las bibliotecas en la formación del hábito lector. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. Terada, Y. (2021). Why Students Should Write in All Subjects. https://www.edutopia.org/article/whystudents-should-write-all-subjects
Observações
...