A biblioteca escolar: um espaço inclusivo ao serviço da prática pedagógica turma T1
Apresentação
O sucesso pessoal e educativo e a promoção de uma profunda literacia da leitura começam com a formação dos pré-leitores e deve continuar ao longo da escolaridade através de atividades de leitura escrita e visual, sessões de escrita criativa e de leitura dinâmicas e criativas e workshops de construção de estórias e materiais. O livro é uma ferramenta com diversas potencialidades e, unida à sua leitura, devem ser inclusivos e contribuir para a formação do aluno na edificação da sua cidadania, atitudes e valores. O livro é um elo compulsivo na criação de laços colaborativos, criativos e criadores estando presente em muito e muitos currículos disciplinares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Pretende-se com esta ação de formação conseguir que: - Os docentes utilizem o livro como ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula e biblioteca; - Os docentes dinamizem atividades com os alunos tendo por base o livro e as suas potencialidades proporcionando a criatividade, a inclusão, a reflexão e desenvolvimento do espírito critico; - Se desenvolva o trabalho colaborativo entre as várias áreas do saber e entre os docentes e a biblioteca; - Se dinamizem atividades que envolvam a partilha de experiências capazes de contribuir para o crescimento pessoal do aluno.
Conteúdos
1. Apresentação dos objetivos e metodologias, formas de avaliação e formação de grupos de trabalho (1 hora); 2. A competência de leitura visual (a ilustração – importância, evolução, diferenciação, construção) (6 horas); 3. O livro como ponto de partida para um conjunto diversificado de atividades (parcerias curriculares) (6 horas); 4. O livro inclusivo (6 horas); 5. Atividades de escrita criativa (3 horas); 6. Apresentação de trabalhos discussão (3 horas) Total de 25 horas
Metodologias
Esta Ação de Formação assenta numa abordagem das potencialidades do livro como ferramenta de trabalho capaz de ser utilizado em diversos pontos dos currículos de várias disciplinas. O professor bibliotecário apercebe-se do papel, do contributo, das dinâmicas que transformam o livro num importante elemento de trabalho colaborativo devendo partilhá-lo com os docentes das disciplinas expondo-o como um trampolim para um conjunto de atividades. A formação leitora, escrita e visual deve ser desenvolvida desde o pré-escolar e estar presente em qualquer área curricular. E, durante este processo, podem ser criadas uma série de dinâmicas que facilitam o entrosamento do leitor e do docente com o livro. Assim, aquilo que propomos é a analise da ilustração, de onde para onde, construção de livros em pop-up básico e inclusivos, práticas de escrita criativa, elaboração de guiões de leitura e exploração de livros aplicados a várias disciplinas – trabalhos desenvolvidos em grupo ou individual, nas sessões, de forma presencial. Com os trabalhos será criado um portfólio para partilha entre os formandos, as bibliotecas das suas escolas e outros docentes.
Avaliação
A avaliação, sendo contínua, traduzir-se-á numa classificação final expressa na escola de 1 a 10, em conformidade com o referencial previsto no n.º 2, do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º15/2007, de 19 de Janeiro. A avaliação deve ter um carácter formativo e regulador pressupondo a interacção entre formador e formandos no contexto do debate critico e na concretização das actividades práticas. A avaliação / classificação incide na construção e elaboração de materiais a partir do trabalho de grupo (40%), interesse e participação ativa nas sessões presenciais (20%), e reflexão critica (40%).
Modelo
Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação disponibilizado pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora
Bibliografia
BETTELHEIM, Bruno (2008). Psicanálise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand Editora. CARTER, David. Los Elementos Del Pop-Up. HELLER, Eva (2012). A psicologia das Cores, como as cores afetam a emoção e a razão. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. MUNARI, Bruno (2014). Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70. SANTOS, Margarida Fonseca (2013). Escrita em dia. Lisboa: Clube do Autor. Baile dos móveis da sala de jantar. Conceição Rios Bolas de sabão, Emma Giuliani Capuchinho Vermelho – conto clássico em pop-up Na noite escura, Bruno Munari
Anexo(s)
Observações
...
Formador
Cristina Maria Rodrigues dos Santos Maltez
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |