Expressão Físico-Motora - O Gosto da Prática turma T1
Apresentação
Apesar do reconhecimento do valor educativo da prática sistemática e regular da Educação Física nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são ainda em número reduzido os professores que a propiciam de uma forma estruturada (de acordo com princípios pedagógicos de desenvolvimento vertical do currículo), de forma coerente (segundo princípios organizativos de regulação didática) e de uma forma autónoma (em consonância com os recursos materiais e espaciais disponíveis). Das razões apresentadas pelos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a não realização de sessões de Educação Física, apesar de devidamente consignada nos currícula, sobressaem as de falta de espaços adequados, de recursos didáticos e de tempo para a prática. Contudo, vários estudos apontam, também, para carências de atualização formativa de índole didático-pedagógica (Rocha, L., 1998, entre outros), especificamente, no que diz respeito à interpretação do programa, dificuldades de planeamento e inerente operacionalidade das sessões. Assim, o objetivo desta ação é o de sensibilizar o professor do 1.º Ciclo e o Educador de Infância para a utilização da área de Educação Física, quer como recurso pedagógico com objetivos próprios, quer porque, em si mesma, subjaz como direito institucional do aluno na promoção de aprendizagens significativas fomentadoras de hábitos de vida ativa, deenriquecimento físico e intelectual numa perspetiva globalizante do currículo, enquanto atributo de salubridade em meioescolar.
Destinatários
Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (Grupo 100) e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Grupo 110).
Objetivos
- Autonomizar os professores na prática das sessões de Educação Física; - Desenvolver competências pedagógicas ao nível da conceção, do planeamento e da execução das aulas de EducaçãoFísica; - Estimular a autoformação; - Incrementar a proficiência global da qualidade do ensino.
Conteúdos
Bloco 1 Componente teórica e teórico-prática (25 horas) 1- Resenha histórica da Educação Física no currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1 hora); 2- Conceção atual da Educação Física como eclética, inclusiva e promotora do desenvolvimento multilateral (1 hora); 3- As Aprendizagens Essenciais de Educação Física nos 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade: filosofia, características, modelo, estrutura, forma e interdisciplinaridade (1 hora); 4- Características de uma aula de Educação Física: aspetos organizativos e de gestão (3 horas); 5- Características fundamentais e indicações metodológicas sobre os blocos do programa (3 horas); 6- Opções e decisões estratégicas: modelo de planeamento (1 hora); 7- Práticas pedagógicas de micro-ensino: preparação e simulação de sessões de EFM com incidência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas (Dança), Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios (12 horas); 8- Avaliação dos formandos e da ação de formação (3 horas). Bloco 2 Da teoria à prática (25 horas) Neste bloco pretende-se que os docentes depois da sua formação em “contexto convencional” executem sessões de EF com os seus alunos com prevalência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. Neste processo, que decorrerá, pelo menos, durante um período letivo, os professores serão acompanhados, em algumas sessões, pelo formador que irá monitorizar o processo de formação. Com esta componente formativa pretende-se que os docentes mobilizem os conteúdos que foram aprendidos ao longo das sessões teóricas e teórico-práticas.
Metodologias
- A componente teórica e teórico-prática terá, na fase inicial, algumas sessões de carácter essencialmente expositivo, não deixando de recorrer à técnica interrogativa como instrumento de mobilização do interesse dos formandos para a atividade formativa. - Numa fase mais avançada desta componente formativa as sessões assumirão características teórico-práticas dando lugar a situações de micro-ensino formador/formandos tendo em vista, não só a análise das práticas pedagógicas, mas também – e sobretudo –, a organização e simulação de sessões de EF com incidência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. A componente de trabalho autónomo do formando, irá desenvolver-se em contexto real (atividades letivas com os alunos). Esta fase, eminentemente prática e de aplicação dos conteúdos e ferramentas apreendidas nas sessões presenciais, consistirá na realização de sessões/aulas de EF com os seus alunos com prevalência nos Blocos de Jogos, Atividades Rítmicas e Expressivas, Perícias e Manipulações e Deslocamentos e Equilíbrios. - Nesta segunda fase, o professor/formando será acompanhado, em alguns momentos, pelo formador, sendo este um aspecto essencial da oficina.
Avaliação
A avaliação é quantitativa, utilizando-se a escala de 1 a 10, com o referencial previsto no n.º 6, do artigo 4.º, do Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, com os seguintes critérios e indicadores: - Participação (15%) - Realização das tarefas nas sessões (15%) SUBTOTAL: 30% - Produção de trabalhos e/ou materiais (25%) - Investigação (10%) - Aplicação (10%) SUBTOTAL: 45% - Reflexão crítica/Memória Final (10%) - Trabalho Final (15%) SUBTOTAL: 25% TOTAL: 100%
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação disponibilizado pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
“Aprendizagens Essenciais - 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico I Educação Física 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.ºano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9.º ano de escolaridade”, ME/DGE, 2018 (Em vigor de acordo com o previsto no artigo 38.ºdo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho); “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”, ME/DGE, 2016; “Programa Curricular de EFM”, ME/O.E.B., 1995; “A Educação Física no 1.º CEB”, ME/DGEBS, 1992; “Manual de Educação Física – 1.º CEB”, GCDE, 1998.
Anexo(s)
Observações
...
Formador
Jorge Manuel Carrilho Margarido
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 13-01-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 14-02-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 14-02-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 24-02-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 24-02-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 25-03-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |