Utilização do ambiente de programação visual Scratch como recurso nas Aprendizagens Essenciais da Matemática no Ensino Básico turma T1

Apresentação

A informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade atual. Por outro lado, o desenvolvimento do pensamento computacional e da programação podem ser vistos como uma mais-valia para qualquer pessoa, uma vez que permitem desenvolver um conjunto de competências importantes para a sociedade do século XXI e transversais a várias áreas do saber. A linguagem Scratch é um dos exemplos que a nível mundial tem obtido maior sucesso nesse âmbito. Este curso sobre pensamento computacional e Scratch, especialmente vocacionado para professores do Ensino Básico, pretende fornecer-lhes a formação e as ferramentas necessárias para o fazerem mais facilmente, embora assente numa utilização pedagógica fundamentada, em contexto real. Aprender essas competências é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas. Contudo, ela deve ser promovida logo desde os primeiros anos de escolaridade. Assim sendo as ferramentas a usar devem ser adequadas a esse público-alvo.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 500.

Objetivos

1.Contribuir para o PADDE do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, no que diz respeito à Dimensão Pedagógica -práticas pedagógicas, desenvolvimento curricular e formação de docentes; 2.Experienciar diversas situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas com vista à operacionalização das Aprendizagens Essenciais (AE) no âmbito da nova revisão curricular; 3.Promover o desenvolvimento de práticas que visem estruturar, passo a passo, o processo de resolução de um problema, incentivando os alunos a criarem algoritmos que possam descrever essas etapas, nomeadamente com recurso à tecnologia, promovendo a criatividade e valorizando uma diversidade de resoluções e representações que favoreçam a inclusão de todos (um dos três princípios essenciais que as AE assumem); 4.Desenvolver a consciência para a utilização de ambientes de programação visual nomeadamente, o Scratch, na promoção do Pensamento Computacional contribuindo para desenvolver nos alunos Capacidades Matemáticas Transversais.

Conteúdos

Apresentação da Oficina de Formação: 1 Hora O que é o pensamento computacional? 2 Horas Os 5 grandes pilares do pensamento computacional. 3 Horas Apresentação e exploração do ambiente de programação visual Scratch: 9 Horas - O Ambiente Scratch; - Comandos básicos; - Estruturas de controlo; - Comandos avançados; - Construção de animações; - Construção/Exploração de Histórias interativas e jogos educativos. Identificação dos conteúdos de aprendizagem das AE que podem ser explorados com o Scratch; 2 Horas Exploração de Tarefas, com recurso ao Scratch, que promovam os conteúdos de aprendizagem (conhecimentos,capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) das AE; 2 Horas Construção de Cenários de Aprendizagem para a sala de aula. 6 Horas

Metodologias

Na componente presencial a formação desenvolver-se-á com sessões teóricas e práticas. A participação nas sessões de trabalho autónomo corresponde à execução de um conjunto de tarefas previamente definidas nas sessões presenciais e que devem ser aplicadas em sala de aula. As tarefas que carecem de ser resolvidas serão enviadas para a plataforma Classroom de acordo com a calendarização estabelecida.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

Resposta dos formandos a um questionário de avaliação da formação a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Almodóvar J. A y Rodríguez M. (2005) Matemáticas 4. Santillana Educación, S.L Barredo Blanco, D. (s.a) La geometría del Triángulo. [En línea]. Ceuta, disponible enhttp://ficus.pntic.mec.es/dbab0005/triangulos/Geometria/pdf/Global.pdf [28 de noviembre de 2017] Rey Pastor, J. y Puig Adam, P. (1931) Elementos de Geometría. Madrid, Colección Elemental Intuitiva Poloni, Leonardo, Eliana Maria do Sacramento Soares e Carine G. Webber.

Anexo(s)

Observações

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Formador

José Fonseca Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 20-01-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 03-02-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 03-02-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 17-02-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 17-02-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 02-03-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 09-03-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 20-01-2024
Fim: 09-03-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121527/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Sacadura Cabral - Celorico da Beira (sala 13)