Desenvolvimento de projetos STEM com a TI-Nspire: Algoritmia, programação e robótica numa abordagem transdisciplinar turma T1
Apresentação
No Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho são apontadas como imperativas algumas competências que devem ser desenvolvidas por todos os alunos no final da escolaridade obrigatória, nomeadamente competências associadas a raciocínio e resolução de problemas, ao desenvolvimento de processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, utilizando recursos diversificados, ao saber científico, técnico e tecnológico, à manipulação e manuseio de materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas; à criação de produtos tecnológicos em projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais, entre muitas outras. Desta forma, a utilização de calculadoras gráficas e sistemas associados para desenvolvimento de projetos que conjuguem algoritmia, programação, robótica e aquisição de dados com sensores permite, por um lado, promover uma eficaz articulação entre diferentes áreas do saber inerentes a diversas disciplinas integrantes do currículo nacional dos alunos e, por outro, o desenvolvimento de competências em alunos e professores para o trabalho colaborativo, inovador, e no âmbito do pendor STEM. O desenvolvimento de trabalhos envolvendo professores de diferentes grupos de recrutamento, potencia a possibilidade de adaptação dos projetos realizados, no âmbito desta formação, ao contexto dos Domínios de Áreas Curriculares definidos em Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 500, 510 e 550.
Objetivos
• Mobilizar os professores para o desenvolvimento de práticas inovadoras no ensino; • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias ao trabalho colaborativo e de projeto, nomeadamente de pendor STEM; • Fomentar o desenvolvimento de autonomia e de autoconfiança no trabalho com equipamentos tecnológicos necessários à realização de projetos interdisciplinares; • Permitir o aprofundamento dos conhecimentos relativos a tecnologias atuais; • Explorar e criar materiais didáticos diversificados; • Promover a utilização da tecnologia na exploração de situações problemáticas; • Refletir sobre as vantagens e inconvenientes da utilização da tecnologia nas atividades de ensino-aprendizagem; • Incentivar a investigação e a troca de experiências entre os professores contribuindo para a sua formação; • Promover a reflexão sobre a metodologia STEM; • Atualizar e aperfeiçoar alguns conhecimentos científicos, operacionalizando-os em termos práticos.
Conteúdos
• Apresentação da ação e identificação de metodologias ativas propostas nos programas que exigem a utilização dastecnologias em causa (1h); • Apresentação dos componentes da tecnologia (1h); • Noções gerais de algoritmia e de programação: aplicações práticas (4h); • Realização, exploração e discussão de projetos envolvendo algoritmia e programação com a tecnologia TI-Nspire e suaarticulação com as áreas disciplinares envolvidas (6h); • Trabalho autónomo: Desenvolvimento de projetos envolvendo algoritmia e programação com a tecnologia TI-Nspire em contexto de ensino/aprendizagem (15h); • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Avaliação (3h).
Metodologias
Desenvolvimento de projetos envolvendo algoritmia, programação e robótica, interligados com os conteúdos programáticos de cada uma das disciplinas. Experimentação exaustiva de cada equipamento estudado e do seu princípio de funcionamento em consonância com as orientações presentes nos programas disciplinares. Discussão/reflexão sobre a natureza de cada projeto, a sua abordagem nos programas e a sua Contextualização STEM Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos e sobre a sua utilização pedagógica, a pertinência e funcionalidade dos instrumentos produzidos e testados. No âmbito das sessões de trabalho autónomo, os formandos aplicarão os conhecimentos adquiridos no sentido de consolidar e aprofundar competências inerentes ao uso da tecnologia em causa, de forma a promover a melhoria das suas intervenções subsequentes. As metodologias de trabalho a usar nesta ação deformação baseiam-se, fundamentalmente, no desenvolvimento de projetos envolvendo programação, robótica e uso de sensores, em articulação, aplicados em contexto de sala de aula ou no âmbito do desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
Avaliação
A avaliação da Oficina de Formação é realizada de modo contínuo pelo formador em conjunto com os formandos, e tem como referência os objetivos e finalidades da Formação. Esta avaliação incide sobre o desenvolvimento das competências dos formandos ao longo do percurso formativo. São tomados em consideração os seguintes aspetos: • Empenho e participação nas sessões; • Qualidade dos instrumentos de trabalho produzidos nas sessões; • Qualidade das interações com os restantes elementos do grupo em formação e formador; • Qualidade e pertinência pedagógica do trabalho autónomo desenvolvido; • Reflexão crítica sobre a formação vivenciada. A avaliação quantitativa dos formandos será expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. A avaliação será, igualmente, expressa em termos qualitativos em conformidade com a escala que a seguir se indica: • Excelente - de 9 a 10 valores; • Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; • Bom - de 6,5 a 7,9 valores; • Regular - de 5 a 6,4 valores; • Insuficiente - de 1 a 4,9 valores
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Aldon, G. et al Nouvel environnement technologique, nouvelles ressources, nouveaux modes de travail : le projet e-CoLab,Répères-IREM 72 et EducMath , 2008. Martins, G. et. al., Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, Editorial Ministério da Educação e Ciência, 2017. Gomes, A; Santos, J., Algoritmia, programação e robótica com a TI-Nspire CX II-T, FCA Editores, 2019.
Anexo(s)
Observações
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Formador
Alexandre Augusto dos Reis Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 23-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-06-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |