Práticas de Diferenciação Pedagógica numa Escola Inclusiva turma T1
Apresentação
A escola atual exige a definição de estratégias reguladoras e atuações educativas de êxito, de maior envolvimento dos alunos nas aulas, concentrando-se nos diferentes estilos de aprendizagem, nas inteligências que cada um revela, na diversificação dos materiais/recursos e na gestão do currículo e do tempo. É desta correlação de ambientes educativos, onde as interações são privilegiadas que dependem as aprendizagens. É necessário e imprescindível que a escola assegure a inclusão e a equidade, o que implica tomar medidas para prevenir e abordar todas as formas de exclusão e marginalização, de vulnerabilidade e de desigualdade no acesso, na participação e na conclusão da escolaridade obrigatória, bem como nos processos e resultados de aprendizagem. Requer também a compreensão da diversidade dos alunos como oportunidade para melhorar e democratizar a aprendizagem para todos os alunos. Neste processo de melhoria contínua da escola, a evidência demonstra claramente a importância do incentivo parental. O envolvimento e participação dos pais e encarregados de educação nas atividades em casa, na escola e nas salas de aula afeta, de forma positiva, tendo forte impacto nos progressos, nas atitudes e nas aspirações das crianças. Nesta linha de pensamento, a presente formação contribuirá para discutir como a educação inclusiva e equitativa constitui um poderoso recurso para acelerar os esforços das escolas no seu processo de desenvolvimento contínuo na gestão da diversidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
(1) Planear com intencionalidade a dinâmica pedagógica inclusiva as aprendizagens a desenvolver; (2) Reconhecer a importância da avaliação para as aprendizagens nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos; (3) Reforçar competências de trabalho colaborativo e de resolução de problemas.
Conteúdos
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Metodologias
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Avaliação
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Modelo
Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
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Observações
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Formador
José Correia Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |