Práticas de Diferenciação Pedagógica numa Escola Inclusiva turma T1

Apresentação

A escola atual exige a definição de estratégias reguladoras e atuações educativas de êxito, de maior envolvimento dos alunos nas aulas, concentrando-se nos diferentes estilos de aprendizagem, nas inteligências que cada um revela, na diversificação dos materiais/recursos e na gestão do currículo e do tempo. É desta correlação de ambientes educativos, onde as interações são privilegiadas que dependem as aprendizagens. É necessário e imprescindível que a escola assegure a inclusão e a equidade, o que implica tomar medidas para prevenir e abordar todas as formas de exclusão e marginalização, de vulnerabilidade e de desigualdade no acesso, na participação e na conclusão da escolaridade obrigatória, bem como nos processos e resultados de aprendizagem. Requer também a compreensão da diversidade dos alunos como oportunidade para melhorar e democratizar a aprendizagem para todos os alunos. Neste processo de melhoria contínua da escola, a evidência demonstra claramente a importância do incentivo parental. O envolvimento e participação dos pais e encarregados de educação nas atividades em casa, na escola e nas salas de aula afeta, de forma positiva, tendo forte impacto nos progressos, nas atitudes e nas aspirações das crianças. Nesta linha de pensamento, a presente formação contribuirá para discutir como a educação inclusiva e equitativa constitui um poderoso recurso para acelerar os esforços das escolas no seu processo de desenvolvimento contínuo na gestão da diversidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

(1) Planear com intencionalidade a dinâmica pedagógica inclusiva as aprendizagens a desenvolver; (2) Reconhecer a importância da avaliação para as aprendizagens nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos; (3) Reforçar competências de trabalho colaborativo e de resolução de problemas.

Conteúdos

...

Metodologias

...

Avaliação

...

Modelo

Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

...

Observações

...

Formador

José Correia Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 28-02-2024
Fim: 28-02-2024
Acreditação: ACD-CFAE_G1-03/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Gouveia