Abordagens Facilitadoras da Intervenção Educativa com as Comunidades Ciganas turma T1
Apresentação
Esta formação pretende capacitar os/as docentes de conhecimentos e competências facilitadoras do trabalho educativo com crianças e jovens ciganos/as. Pretende-se que o conhecimento por parte dos/as docentes, da diversidade cultural das pessoas ciganas se constitua enquanto alavanca da inclusão escolar das crianças e jovens desta etnia potenciando o seu sucesso educativo. Consubstanciando-se nos seguintes objetivos: - Promover a aquisição de conhecimentos sobre história e cultura ciganas; - Potenciar a eficácia do trabalho de docentes com crianças e jovens ciganos/as; - Promover o desenvolvimento de competências e estratégias eficazes no trabalho com pessoas ciganas; - Conhecer as boas práticas existentes no trabalho com pessoas ciganas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
No final os formandos conhecerão e identificarão as especificidades culturais dos portugueses ciganos bem como as semelhanças com as tradições portuguesas de outrora e ainda pistas de intervenção em várias áreas. Identificarão o percurso histórico, os 3 grupos de ciganos, as leis repressivas, os 3 grupos de ciganos em Portugal, a Lei Cigana, O luto, O Casamento, Os valores simbólicos dos ciganos, pistas de intervenção com as comunidades ciganas.
Conteúdos
...
Metodologias
Exposição e discussão.
Avaliação
...
Modelo
Resposta, pelos formandos, a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
...
Observações
...
Formador
João António de Almeida Ferreira Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |