Desportos Náuticos: Stand Up Paddle (SUP) e Wakeboard – Nível introdutório turma T1

Apresentação

A inserção da presente ação no nosso Plano de Atividades visa dar resposta às necessidades de formação de professores na área das atividades desportivas emergentes como matéria alternativa do programa de Educação Física. As Atividades de Exploração da Natureza como matérias alternativas têm vindo a assumir um papel acrescido de motivação e de empenho. O desenvolvimento turístico do nosso país, associado ao aumento da oferta de cursos profissionais na área Desportiva e Turística e à constante necessidade de atualização de conhecimentos cientifico-pedagógicos por parte dos docentes, revela a carência de formação nesta área. As Atividades Náuticas não são uma matéria alternativa estanque. A promoção da Atividade Física consistente e significativa visa, aqui, o recurso a formas e conteúdos diversos de concretização. O transfere de conhecimentos motores entre modalidades desportivas diversas é o garante de uma formação desportiva global. Por seu lado, a diversidade de matérias e a sua correspondência com as ambições dos alunos, concorre positivamente no combate ao abandono escolar. Quando a escola procura novas formas de cativar os alunos e de os motivar para as aprendizagens, as atividades como o SUP e o Wakeboard podem assumir um papel preponderante nessa demanda. A formação de professores deve ser enriquecedora e diversificada. Atividades como o SUP e o Wakeboard podem ser uma alavanca motivadora para o que muitas vezes é o portfólio da formação de professores.

Destinatários

Professores dos grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 260 e 620.

Objetivos

1. Sensibilizar os professores para a importância da prática do Stand UP Paddle e do Wakeboard e evidenciar os princípios educativos deste desporto no meio escolar. 2. Permitir a aquisição de competências essenciais ao ensino das modalidades e que melhorem a capacidade de intervenção junto dos alunos. 3. Promover e aplicar sistemas de observação e avaliação específicos à deteção de erros técnicos. 4. Analisar e aplicar propostas de programa das modalidades à realidade escolar. 5. Divulgar os sistemas de competição mais comuns adaptados à realidade escolar. 6. Promover a criação de clubes de Desportos Náuticos no âmbito do Desporto Escolar.

Conteúdos

STAND UP PADDLE I - SESSÕES TEÓRICAS DE EXPOSIÇÃO E ANÁLISE: (1,5 HORAS) I.1. Resenha Histórica; I.2. O SUP como atividade desportiva: I.2.1. O SUP como Turismo Desportivo; I.2.2. Regras de Segurança; I.2.3. Regras de Navegação; I.3. Análise da prática do SUP: I.3.1. Posição base deitado; I.3.2. Posição base joelhos; I.3.3. Posição base pé; I 3.4. Remada; I 3.5. Viragem à direita; I 3.6. Viragem à esquerda; I.3.7. Transferência de peso. I.4. A avaliação: Global (dos conhecimentos teóricos adquiridos). II - SESSÕES PRÁTICAS (11 HORAS) II.1. Transporte e preparação do material; II.2. Posição base deitado; II.3. Posição base joelhos; II.4. Posição base pé; II.5.1. Remada à frente; II.5.2. Remada atrás; II.6.1. Viragem à direita; II.6.2. Viragem à esquerda; II.7. Transferência de peso; II.8. Manobras; II.9.1. Identificação de critérios de êxito; II.9.2. Identificação de erros mais comuns. II.10. Avaliação: II.10.1. Lecionação de uma técnica; II.10.2. Percurso técnico com utilização da técnica lecionada. WAKEBOARD I. SESSÕES TEÓRICAS DE EXPOSIÇÃO E ANÁLISE: (1,5HORAS) I.1. Resenha Histórica; I.2. O Wakeboard como atividade desportiva: I.2.1. O Wakeboard como Turismo Desportivo; I 2.2. Regras de Segurança; I 2.3. Regras de Navegação; I.3. Análise da prática do Wakeboard: I.3.1. O Take off; I 3.2. Posição base; I.3.3. Viragem; I.3.4. Viragem à direita; I.3.5. Viragem à esquerda; I 3.6. Porque acontece a viragem quando o indicador é o centro de massa; I.3.7. Outras variáveis; I.3.8. Força Centrifuga; I.3.9. Transferência de peso. I.4. A avaliação: Global (dos conhecimentos teóricos adquiridos). II. SESSÕES PRÁTICAS (11 HORAS) II.1. O Take off; II.2. Posição base; II.3. Viragem: II.3.1.Viragem à direita; II.3.2. Viragem à esquerda; II.3.3. Porque acontece a viragem quando o indicador é o centro de massa; II.3.4 Outras variáveis: II.3.5. Força Centrifuga; II.3.6. Transferência de peso; II.4. Saída da Esteira: II.4.1. Saída à direita; II.4.2. Saída à esquerda; II.4.3. O regresso ao centro da esteira; II.5. Manobras: II.5.1. Os primeiro saltos; II.5.2. “toe side”; II.5.3. “Heel side”; II.5.4. O 180º; II.6.1. Identificação de critérios de êxito; II.6.2. Identificação de erros mais comuns. II.7. Avaliação: II.7.1. Lecionação de uma técnica; II.7.2. Percurso técnico com utilização das técnicas lecionadas.

Metodologias

SUP Sessões Teóricas 1,5 h Conteúdo 1: Resenha Histórica. – 15‘ Conteúdo 2: O SUP como ativ. Desportiva – 30’ Conteúdo 3: Análise da prática do SUP - 30’ Conteúdo 4: Av. Global - 15’ Sessões Práticas – 11h Conteúdo 5: Preparação e transporte do material - 1 h Conteúdo 6: P. Base - 2 h Conteúdo 7: Remada - 2 h Conteúdo 8: Manobras - 2 h Conteúdo 9: A execução prática: Av. global 2 h Conteúdo 10: Avaliação: Percurso técnico; lecionação de uma técnica. 2 h Wake Sessões Teóricas 1,5 h Conteúdo 1: Resenha Histórica. – 15’ Conteúdo 2: O Wake como ativ. Desportiva – 30’ Conteúdo 3: Análise da prática do Wakeboard - 30’ Conteúdo 4: Av. Global - 15’ Sessões práticas 11 h Conteúdo 5: Take off - 3 h Conteúdo 6: P. Base - 1 h Conteúdo 7: Saída da esteira (Viragens) - (1 h) Conteúdo 8: Aperfeiçoamento das viragens – 1 h Conteúdo 9: Manobras - (1 hora) Conteúdo 10 A execução prática: Av. global - 2 h Conteúdo 11: Avaliação: Percurso técnico; lecionação de uma técnica. - 2 h

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e considerados os seguintes critérios e instrumentos de avaliação: A avaliação é efetuada pelo formador, através do preenchimento de uma ficha nominativa de avaliação quantitativa (escala de um a dez) considerando os seguintes itens: ITEM UM – CONHECE E TRANSFERE OS SABERES ADQUIRIDOS A NOVAS SITUAÇÕES. (Classificação de 1 a 10).Realização, entre cinco a dez minutos, de uma situação de aplicação prática de conhecimentos proposta pelo formador. [100%] ITEM DOIS - PARTICIPAÇÃO (Classificação de 1 a 10) * Interesse e empenho (O formador classifica em três níveis percentuais: um/quinze/vinte e cinco) [25%] * Qualidade das intervenções (O formador classifica em três níveis percentuais: um/quinze/vinte e cinco) [25%] * Iniciativa (O formador classifica em três níveis percentuais: um/quinze/vinte e cinco) [25%] * Pontualidade (O formador classifica em três níveis percentuais: um/quinze/vinte e cinco) [25%] PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO FINAL DO FORMADOR (Item 1+ Item 2).

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

• www.standuplatino.com • www.standuppaddlesurf.net • COOPERMAN, Stephanie (2003) Wakeboard: Techniques and Tricks, The Rose Publishing Group; • ORR, Tamra (2001) Extreme Wakeboarding, Sports on the edge

Anexo(s)

Observações

...

Formador

Sérgio Manuel Rocha Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2024 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 08-06-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 08-06-2024 (Sábado) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
4 15-06-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 15-06-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 24-06-2024 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 24-06-2024 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 17-05-2024
Fim: 24-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122566/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Seia (1ª sessão) e Marina da Aguieira