Leitur@s: liberdade e responsabilidade turma T1

Apresentação

A leitura assume um papel relevante no que concerne às preocupações dos docentes e órgãos de poder central. O seudomínio com mestria é indispensável quer aos alunos quer ao cidadão em geral. As mudanças trazidas pelos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas, pela autonomia e flexibilidadecurriculares, a recuperação das aprendizagens com a Escola+ 21|24, pelos desafios da Inteligência Artificial, reforçam umanova dimensão às funções tradicionais das bibliotecas, exigindo dos professores bibliotecários e das equipas dasbibliotecas escolares/públicas um trabalho acrescido na gestão da informação e formação dos utilizadores. O objetivo da formação é o de fornecer aos docentes perspetivas atuais do conhecimento sobre as questões da leitura eda literacia, numa sociedade em que a leitura e o paradigma digital estão cada vez mais interligados.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Enquadrar a ação no trabalho concelhio desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia(RBEMS). - Partilhar “boas práticas” da RBEMS. - Reforçar o papel da Biblioteca Escolar no apoio ao Plano de Ação Estratégico para Promoção do Sucesso Escolar e dosPlanos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas. - Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio daleitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo. - Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-oscom a emergência de novas literacias. - Refletir sobre a flexibilidade curricular como metodologia de ensino-aprendizagem, numa perspetiva de gestão flexível e contextualizada do currículo em sala de aula, num pleno exercício de autonomia. - Pensar a Educação Inclusiva e as mudanças, a nível organizacional e do próprio processo educativo.

Conteúdos

● Painéis (decorrerão em sala, em grande grupo, em dois dias distintos) ● Workshops (decorrerão em simultâneo, tendo cada formando de frequentar, obrigatoriamente, os 4 workshopsdisponibilizados). Painéis ▪ Abertura formal da ação de formação: - Apresentação dos objetivos, das metodologias, dos instrumentos e critérios de avaliação. Painel 1 (1 hora): Literacia da informação e dos media para preparar o futuro Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizadores: Ana Carolina Cruz; Maria Ester Figueiredo; Maria João Filipe. Painel 2 (1,5 hora): Literacia da informação e dos media: papel da biblioteca escolar Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Maria de Lurdes Menezes e Paula Rocha Painel 3 (1 hora): A IA nas escolas: desafios e oportunidades Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Alexandre Torres Painel 4 (1 hora): Escrita, criatividade e autocensura Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Rui Fonte Painel 5 (1,5 hora): Tema a definir (relacionado com a leitura) Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Ana Sofia Paiva Workshops simultâneos (1,45 horas x 4 = 7 horas) Workshop 1 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Alexandre Torres Workshop 2 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Rui Fonte Workshop 3 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizadoras: Isabel Albuquerque e Liliana Melo Workshop 4 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Ana Sofia Paiva Sessão de encerramento

Metodologias

As Jornadas irão decorrer na modalidade de “curso de formação”, estruturadas em painéis e workshops, perfazendo umtotal de 13 horas de formação. Haverá sessões essencialmente teóricas e reflexivas (painéis) centradas na apresentação e discussão de temasrelacionados com a leitura, escrita e a literacia da informação e dos media, a aprendizagem das mesmas e as dificuldadesque possam surgir no percurso. As restantes sessões decorrerão num formato de workshop, com a apresentação de diversos temas onde serãoanalisados, discutidos e experienciados dispositivos de intervenção que permitam abordagens informadas na procura desoluções para os problemas e constrangimentos da aprendizagem nestes tempos de mudança e de novas abordagens. As sessões terão um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que assegurarão o cumprimento de todos osprocessos necessários à avaliação. Estas Jornadas estarão abertas à participação de docentes que poderão não desejar a acreditação, ficando apenas comum certificado de presença.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório dos formadores; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.28-01-2024] Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.html PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2024] Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Biblioteca Escolar e trabalho colaborativo [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.28-01-2024] Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/677/bibliotecarbe6.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Estratégia: a alavanca da biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2024] Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/678/bibliotecarbe7.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, [Consult.05-02-2024] Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/679/bibliotecarbe8.pdf

Observações

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Formador

Maria Alcina Rodrigues Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 11:00 1:30 Presencial
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 11:30 - 13:00 1:30 Presencial
3 06-09-2024 (Sexta-feira) 15:00 - 16:45 1:45 Presencial
4 06-09-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 18:45 1:45 Presencial
5 07-09-2024 (Sábado) 09:00 - 10:45 1:45 Presencial
6 07-09-2024 (Sábado) 11:00 - 12:45 1:45 Presencial
7 07-09-2024 (Sábado) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
8 07-09-2024 (Sábado) 16:45 - 17:45 1:00 Presencial
Valor: 10.00€
Início: 06-09-2024
Fim: 07-09-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127131/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Casa Municipal da Cultura de Seia