Em nome da terra: o tempo da escrita turma T1
Apresentação
A reflexão sobre as questões intrínsecas aos processos de escrita e a sua importância para o sucesso pessoal e educativo, para a promoção de uma verdadeira literacia, para o combate ao analfabetismo funcional e para a abertura anovas formas de escrever e ver o mundo. A 2.ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra” está de regresso à aldeia de Melo, com um programa criado a partir do legado literário daquela que é considerada a aldeia mais literária de Portugal e que integra um conjunto de propostas que prometem acrescentar novas histórias e memórias a este lugar, que já tanto tem para contar. Um festival literário dedicado a leitores de todas as idades e que este ano celebra a literatura sob o mote do tempo da escrita, no outono que nos acolhe. Nesta edição, vamos conhecer livros, ilustradores, autores e atores, músicos e contadores de histórias. O festival, sempre sob o mote da escrita de Vergílio Ferreira, vai debater, expor livros, conversar com escritores, visitar exposições, assistir a horas de conto e de canto, disponibilizar oficinas de ilustração e propor percursos guiados pelas palavras. Esta edição pretende envolver mais os docentes, potenciando as vantagens pedagógicas e formativas da escrita e da literatura. Um dos intuitos do programa formativo é celebrar agora o futuro da palavra, expandir o legado dos grandes nomes da literatura portuguesa, mantendo a sua memória, e atrair novos leitores e utilizadores das bibliotecas e momentos culturais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
. Descobrir o potencial do livro ou da história, apurando os mecanismos de seleção documental, de relação com ospotenciais leitores, estimulando a escrita e fomentando a frequência das bibliotecas. . Explorar as dimensões das artes com base na estimulação dos sentidos e na procura do belo associando-o à escrita deVergílio. . Interpretar as funções das bibliotecas na promoção da leitura, da escrita e da memória cultural. . Promover atividades criativas, centradas na palavra escrita e ilustrada, no jogo de inventar textos narrativos, no contar eno ouvir. . Promover o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes, aprofundando o conhecimento de textos eautores. . Trabalhar a relação que se estabelece entre texto e imagem no processo narrativo adjuvados pelas artes. . Selecionar e praticar leituras, com origem em textos propostos e textos produzidos pelos formandos, capazes de potenciar o estabelecimento de uma estrutura de configuração de projetos de leitura e escrita.
Conteúdos
• os tempos da escrita; • o papel da escola e das bibliotecas na promoção do livro, da leitura e da escrita; • o valor da mediação da leitura; • a escrita disfuncional; • o poder transformativo da arte; • a capacidade criativa da escrita; • o poder da palavra; • a leitura para bebés; • as técnicas para a escrita lúdica e interventiva; • a valorização da cultura local; • a sensibilidade estética e artística.
Metodologias
A ação de formação decorre integrada harmoniosamente na 2ª edição EM NOME DA TERRA - Festival Literário doMunicípio de Gouveia, produzido pela Papa-Livros / Adélia Carvalho, sob design de Cátia Vidinhas, agendado para os dias05, 06 e 07 de outubro de 2023, e tem a duração de 15 horas. Engloba sessões plenárias, uma tertúlia performativa, oficinas, debates, exposições de ilustração, recital poético, aapresentação de livros e um roteiro literário. As sessões incluem momentos de reflexão, de partilha de experiências e de discussão, privilegiando-se os conhecimentosque os participantes detêm, assim como as suas expectativas face a esta oportunidade formativa. Os palestrantes e dinamizadores das oficinas terão um papel de comunicadores e impulsionadores da reflexão com os formandos sobre as temáticas, evidenciando o contributo da escrita, dos livros e das bibliotecas para a sua promoção e em estreita articulação com a a formação pessoal e académica.
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, do Secretáriode Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 dashoras de formação presencial e terá ainda por base a elaboração de uma reflexão individual, global, sobre o percursoformativo e sua implicação na respetiva prática educativa, considerando os seguintes aspetos: a) Expectativas/motivações para a frequência da ação e impressões sobre a relevância da mesma para a melhoria daprática profissional; b) Reflexão relativa a um dos painéis; c) Trabalho escrito individual com a proposta de uma ação realizável em contexto de sala de aula. Será preparado um documento com instruções específicas, descritores de avaliação e ponderação dos critérios de classificação, o qual será partilhado com os formandos.
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório dos formadores da ação; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Carles, J. C. (2016). El método definitivo para tener hijos lectores: consejos y recetas milagrosas que garantizan el éxitoescolar. [Em linha] Barcelona, Fundación Bancaria “La Caixa” y la Fundación Jaume Bofill, 2017. Retirado de:http://www.fbofill.cat/sites/default/files/El_metodo_definitivo_ES_190117.pdf. Ferreira, Vergílio (1992). Pensar. Amadora: Bertrand, imp. Ferreira, Vergílio (2001). Escrever. Amadora: Bertrand, imp. Sánchez-García, S., Yubero,S. (coord.) (2015) Las bibliotecas en la formación del hábito lector. Cuenca: Ediciones de laUniversidad de Castilla-La Mancha. Terada, Y. (2021). Why Students Should Write in All Subjects. https://www.edutopia.org/article/whystudents-should-write-all-subjects.
Observações
...
Formador
José António Videira Saro
Maria Alcina Rodrigues Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-10-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-10-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 19:30 | 5:00 | Presencial |
3 | 05-10-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-10-2024 (Sábado) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |