Leitur@s: liberdade e responsabilidade - Módulo 4 turma T1
Apresentação
A leitura assume um papel relevante no que concerne às preocupações dos docentes e órgãos de poder central. O seudomínio com mestria é indispensável quer aos alunos quer ao cidadão em geral. As mudanças trazidas pelos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas, pela autonomia e flexibilidade curriculares, a recuperação das aprendizagens com a Escola+ 21|24, pelos desafios da Inteligência Artificial, reforçam uma nova dimensão às funções tradicionais das bibliotecas, exigindo dos professores bibliotecários e das equipas das bibliotecas escolares/públicas um trabalho acrescido na gestão da informação e formação dos utilizadores. O objetivo da formação é o de fornecer aos docentes perspetivas atuais do conhecimento sobre as questões da leitura e da literacia, numa sociedade em que a leitura e o paradigma digital estão cada vez mais interligados.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Enquadrar a ação no trabalho concelhio desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia (RBEMS). - Partilhar “boas práticas” da RBEMS. - Reforçar o papel da Biblioteca Escolar no apoio ao Plano de Ação Estratégico para Promoção do Sucesso Escolar e dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas. - Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo. - Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-oscom a emergência de novas literacias. - Refletir sobre a flexibilidade curricular como metodologia de ensino-aprendizagem, numa perspetiva de gestão flexível e contextualizada do currículo em sala de aula, num pleno exercício de autonomia. - Pensar a Educação Inclusiva e as mudanças, a nível organizacional e do próprio processo educativo.
Conteúdos
Painel: IA + Tempo para Cr(ia)r na Educação!, dinamizado por Alexandre Torres Painel: Escrita, criatividade e autocensura, dinamizado por Rui Fonte Painel: Sessão de Contos – Palavra a Palavra, dinamizado por Ana Sofia Paiva
Modelo
Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório da entidade formadora.
Formador
Isabel Cristina Rodrigues dos Santos Albuquerque
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-09-2024 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |