Cenários de aprendizagem inclusivos com recurso às ferramentas digitais turma T1
Apresentação
Tendo em conta que os referenciais para a educação (Aprendizagens Essenciais, a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania os Decretos-Leis n.º 54/2018 e 55/2028 e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) e diversos relatórios da OCDE (2021, 2023), apontam para a aplicação de metodologias de aprendizagem ativa e inovadora, esta é certamente uma temática que deve ser compreendida e refletida pelos professores. Outro documento orientador de extrema importância é o Dig Comp Edu (2017) que refere a importância da capacitação digital de forma que os professores utilizem as tecnologias, não só como facilitadoras de metodologias ativas e inovadoras, mas também como forma de contribuir para a capacitação digital dos alunos, uma competência essencial na escola do séc. XXI. A rápida evolução tecnológica exige que os professores mudem as suas práticas, adaptem e integrem recursos digitais e agora o recurso à inteligência artificial (IA), assumindo-se um papel crucial na formação dos alunos críticos, autónomos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. Esta formação é uma resposta proativa às transformações do ensino e da aprendizagem, promovendo a eficácia educativa e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Através desta ação, os docentes poderão aprofundar conhecimentos, desenvolver competências e aplicar de forma efetiva as tecnologias de inteligência artificial na prática pedagógica, contribuindo para uma educação mais inovadora e adaptada aos desafios do presente e do futuro. A promoção da utilização das tecnologias digitais e da IA permitem novas abordagens pedagógicas em que o aluno assume um papel mais ativo em todo o processo educativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Com o intuito de contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas a utilizar, pretende -se levar os professores a: • Perceber como as mudanças na sociedade e nos alunos obrigam a novas abordagens pedagógicas; • Aplicar de forma crítica e fundamentada, estratégias e metodologias de aprendizagem ativa com recurso a ferramentasdigitais, capazes de contribuírem para o sucesso escolar; • Partilhar as suas práticas na utilização de diferentes ferramentas e recursos educativos digitais de suporte àaprendizagem adaptados às necessidades dos processos de ensino e aprendizagem; • Criar recursos educativos relevantes com a IA; • Avaliar para a melhoria das aprendizagens.
Conteúdos
Módulo 1- Conceito de aprendizagem ativa (2,5 horas síncronas) - Contextualização da Ação - Apresentação dos participantes e do curso de formação (objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma). - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas: exploração de documentos legislativos (DL nº 54/2018, DL nº 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada. Módulo 2- Metodologias / Estratégias ativas, inclusivas e inovadoras (2,5 horas síncronas) - Conceito de cenário de aprendizagem: discussão e debate. - Estratégias de aprendizagem ativa: métodos e estratégias de aprendizagem ativa. Módulo 3 - Planificação / criação de cenários de aprendizagem usando estratégias e metodologias ativas e inovadoras, com recurso a ferramentas digitais (8 horas síncronas + 3 assíncronas) - Exploração de ferramentas digitais que contribuam para o desenvolvimento de competências digitais dos alunos e que facilitem a aplicação de estratégias e metodologias ativas e inovadoras e a sua avaliação: - Exemplos Padlet / Edpuzzle / Nearpod / Genially / Learning Paths (…) - Reflexão sobre a avaliação para a melhoria das aprendizagens; (ex. Kahoot / Quizizz ) Modulo 4 – Criação de recursos educativos digitais baseados em IA (5 horas síncronas + 2 assíncronas) - Plataformas para criação de recursos didáticos gratuitos baseadas na IA. - Exploração de ferramentas digitais baseadas em IA que podem ser exploradas para uso educativo. - Questões éticas, legais e pedagógicas da IA. Módulo 5- Apresentação e partilha final da implementação realizada (2 horas síncronas) - Partilha das experiências e reflexão sobre as mesmas. - Análise sobre a eficácia das metodologias e estratégias aplicadas.
Metodologias
A formação realizar-se-á em regime de e-learning (20h síncronas + 5h assíncronas), com recurso a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Ao longo das sessões, centradas na metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, fomentar-se-á o trabalho individual e em grupo. Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, tutoriais, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas. As propostas de atividades promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. As sessões incluirão momentos de partilha de experiências e de discussão, através de fóruns online em que o formador terá um papel facilitador, colocando questões de ordem teórica e prática, «convidando» os docentes/formandos à revisão das suas práticas pedagógicas. O esclarecimento de dúvidas e o apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão.
Avaliação
A avaliação final dos formandos será quantitativa e traduzir-se-á numa escala de 1 a 10 valores, conforme o indicado naCarta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro. Avaliação será contínua, sendo considerados os seguintes critérios: - Participação dos formandos nas atividades desenvolvidas (20%); - Realização, individualmente ou em grupo, das tarefas/trabalhos propostas ao longo das sessões (20%); - Relatório escrito individual final (60%).
Modelo
Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório dos formadores; Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
- Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07; - Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1a ed. - Porto: Porto Editora, 2021; - DGE (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível emhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 25/05/2024; - Ministério da Educação e Ciência. Direção-Geral da Educação. Orientações curriculares para as Tecnologias da informação e comunicação. Disponível em: https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/oc_1_tic_-_vf_03out2018.pdf; - PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com abiblioteca escolar [Em linha]. Lisboa: RBE, Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.html.
Observações
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Formador
Liliana Manuela Cruz Melo
Teresa de Jesus Dias Fernando
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
11 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |
12 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
13 | 17-12-2024 (Terça-feira) | 18:30 - 21:00 | 2:30 | Online síncrona |