Biblioteca ativa ao serviço das literacias do séc. XXI turma T3

Apresentação

Sabemos que a biblioteca escolar assume hoje um papel crucial na vida das escolas. Um espaço democrático, inclusivo e integrador das múltiplas literacias, procurando dar uma resposta eficaz às necessidades e interesses de professores e alunos. Conscientes de que o papel central é formar leitores competentes, não podemos esquecer que a leitura assume um lugar primordial nas competências gerais dos alunos, desde cedo, sendo transversal às diferentes áreas disciplinares. As mudanças trazidas pelos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas, pela autonomia e flexibilidade curriculares, assim como as disposições dos Decretos Lei n.º 55/2018 de 6 de julho e n.º 54/2018 de 6 de julho, assim como a recuperação das aprendizagens com a Escola+ 21|23, reforçam uma nova dimensão às funções tradicionais das bibliotecas, exigindo dos professores bibliotecários e dos docentes em geral, um trabalho acrescido numa sociedade em que a leitura e o paradigma digital estão cada vez mais interligados. Assim, ler textos, ler imagens, ler histórias, ler em diferentes suportes físicos e digitais e sobretudo a compreensão daquilo que se lê, é cada vez mais uma necessidade intrínseca ao papel que uma biblioteca ativa tem que dar resposta. Facilitar a forma como se aprende e sobretudo tornar os alunos participantes ativos, criativos e autónomos, na construção da sua própria aprendizagem, é um desígnio de qualquer biblioteca escolar, cujo objetivo primordial é formar leitores competentes. Nesta linha, a criação de cenários de aprendizagem apresenta-se assim como uma metodologia inovadora, atrativa e criativa na escola do século XXI e o seu domínio, com mestria, envolve e responsabiliza o aluno em todo o seu processo educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

- Reforçar o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura,das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo. - Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-oscom a emergência de novas literacias. - Partilhar metodologias de ensino e de aprendizagem inovadoras que ajudem as escolas a evoluir e a responder pró-ativamente às necessidades educativas atuais.

Conteúdos

Módulo 1 – Sou professor bibliotecário! E agora? (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona) - Considerações sobre a formação: objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. - Apresentação dos participantes - formadora e formandos - dinâmica da apresentação. - Reflexão sobre Sou professor bibliotecário! E agora? Módulo 2 – O enquadramento da Biblioteca Escolar nos normativos pedagógicos (4 horas síncronas + 1 hora assíncrona) - Explorar o portal da RBE Módulo 3 – A Biblioteca e o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”: (4 horas síncronas + 1 hora assíncrona) - Crescer com a Leitura / Saber usar os media / Dominar a informação. Módulo 4 – As ferramentas digitais ao serviço das literacias do século XXI (8 horas síncronas + 2 horas assíncronas) - Literacia da Leitura / Escrita: Storyjumper /BookCreator / LearningApps/ Educaplay - Literacia da Informação: Wakelet e/ou Symbaloo - Literacia dos Media: Animoto / Canva / Genially Módulo 5 – Apresentação dos trabalhos finais – efólio – 2 horas síncronas 20 horas Síncronas 5 horas - Assíncronas

Metodologias

Esta formação irá decorrer na modalidade de “curso de formação”, com 20 horas síncronas e 5 horas assíncronas, num total de 25 horas de formação. Em cada módulo, serão disponibilizados vídeos, tutoriais, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas. As propostas de atividade de cada sessão promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão, a desenvolver no fórum, sobre as temáticas em causa. Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos.

Avaliação

A avaliação será contínua e traduzir-se-á numa classificação quantitativa final expressa na escala de 1 a 10 valores,conforme o indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais daavaliação contínua de professores e considerando os seguintes critérios: - Participação dos formandos nas atividades a desenvolver (20%); - Avaliação dos tarefas/trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo ao longo das sessões (20%); - Relatórios críticos individuais finais (60%).

Modelo

Resposta dos formandos a um questio9nário a disponibilizar pela entidade formadora; Relatório do formador; Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

- Portal da RBE. Biblioteca Escolar Digital: curadoria de conteúdos. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/bed.html. - Rede de Bibliotecas Escolares. (2021). A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola.Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf - Rede Bibliotecas Escolares (2017). Aprender com a Biblioteca Escolar. Disponível emhttps://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017 - Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares:Quadro estratégico: 2021-2027 ISBN 978-989-8795-12-0. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdf - Rede de Bibliotecas Escolares. Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. Disponível emhttps://www.rbe.mec.pt/np4/file/598/servico_referencia.pdf

Observações

...

Formador

Isabel Cristina Rodrigues dos Santos Albuquerque

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 13-01-2025 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
3 20-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 20-01-2025 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
5 27-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 29-01-2025 (Quarta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
8 03-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 10-02-2025 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
11 17-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
12 17-02-2025 (Segunda-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
13 24-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 13-01-2025
Fim: 24-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128445/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: On-line