O que (nos) dizem os livros turma T2
Apresentação
A formação de docentes é de extrema importância para que as práticas lectivas e pedagógicas se possam ir transformando, evoluindo, diversificando, criando e permitindo, no aluno, mudanças na sua relação com a aprendizagem, a cidadania, os conteúdos, a escola. Mas, sobretudo, com as literacias de leitura – na base da aquisição de um vasto leque de competências está o livro – a ferramenta social, educativa, psicológica, lúdica… Na base de muitas das dinâmicas a realizar pelo docente está o livro como uma ferramenta potenciadora de várias competências que podem, e devem, ser usadas pelo docente no trabalho a desenvolver com os alunos. Por isso se justifica a necessidade de formaçãona área do livro, das suas valências, de todo o conjunto de práticas que se podem dinamizar à volta do livro e que vão enriquecer a formação do aluno.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- os docentes utilizem o livro como ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula e biblioteca na formação dosalunos; - a biblioterapia seja reconhecida como uma prática de ligação entre os conteúdos curriculares, a biblioteca e a formaçãodos alunos; - a intertextualidade na literatura seja uma mais valia na prática lectiva; - as relações intertextuais sejam entendidas como isotopia nas AE e motivo de articulação entre géneros e vozes; - as práticas artísticas sejam utilizadas no desenvolvimento das práticas educativas; - os docentes dinamizem actividades que proporcionem aos alunos a reflexão e o desenvolvimento do espírito critico; - se desenvolvam metodologias inovadoras; - se desenvolva o trabalho colaborativo entre as várias áreas do saber; - se dinamizem actividades que envolvam a partilha de experiências capazes de contribuir para o crescimento pessoal doaluno.
Conteúdos
O curso de formação assenta na abordagem às valências do livro: - a ilustração – evolução e a literacia da imagem; o livro ilustrado e o livro objecto; - o livro como ferramenta terapêutica – a biblioterapia; - a intertextualidade na literatura – relações entre textos e autores e o elemento constitutivo da produção do sentido; - a intertextualidade como dialogia ao serviço da análise e hermenêutica literária; - oralidade / texto literário – como a oralidade se transformou em texto literário e se perpétua nos livros infantis; - inovar práticas de aprendizagem através da arte; - conhecer a obra de Afonso Cruz – a transmigração das personagens; - conhecer práticas utilizadas na tradução da literatura infantil. Dois workshops de carácter prático: - práticas da engenharia do papel para fornecer técnicas de trabalho que os docentes podem utilizar para dinamizar aulas e aprendizagens; - práticas de escrita criativa que podem dinamizar qualquer conteúdo, disciplina, como motivação ou consolidação.
Metodologias
Sexta feira: Sessão 1: 9:30 – 12:30 - a ilustração no livro infantil - oralidade / texto literário - o livro como ferramenta terapêutica (a biblioterapia) Sessão 2: 15:00 – 16:00 - práticas artísticas ao serviço da aprendizagem Workshop: 16:15 – 18:15 - o livro em 3D – o pop-up As 20:00: Sarau Sábado: Sessão 3: 9:30 – 12:30 - a transmigração das personagens – a obra de Afonso Cruz - a intertextualidade na literatura Sessão 4: 14:30 – 15:30 - a tradução da literatura infantil Workshop: 15:45 – 17:45 - práticas de escrita criativa
Avaliação
A avaliação dos formandos, sendo contínua, traduzir-se-á numa classificação final expressa na escola de 1 a 10, emconformidade com o referencial previsto no n.º 2, do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente, na redação dada peloDecreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro. A avaliação terá um carácter formativo e regulador pressupondo a interacção entre formador e formandos no contexto dodebate critico e na concretização das actividades práticas. Na avaliação / classificação serão considerados os elementos que a seguir se indicam, com os respetivos pesosorelativos: - interesse e participação activa nas sessões (20%); - elaboração de um trabalho/reflexão crítica individual final (80%).
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do(a) formador(a); - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
DIAZ, James. Elements of Pop-up FERREIRA, Danielle Thiago (2003). Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal. CEIA, C. (2002). O que é ser professor de literatura. Lisboa: Colibri GENETTE, G. (1982). Palimpsestes. La littérature au second degré. Paris: Seuil. PARDINI, Maria Aparecida. Biblioterapia! Encontro perfeito entre o bibliotecário, o Livro e o leitor no processo de curaatravés da leitura. Estamos preparados para essa realidade?
Observações
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Formador
Maria Elisabete da Silva Bárbara
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 16:00 | 1:00 | Presencial |
3 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 16:15 - 18:15 | 2:00 | Presencial |
4 | 23-11-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 23-11-2024 (Sábado) | 14:30 - 15:30 | 1:00 | Presencial |
6 | 23-11-2024 (Sábado) | 15:45 - 17:45 | 2:00 | Presencial |