
Operacionalização do PASEO: articulação curricular e pedagogia de projeto turma T1
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, imputa às escolas a gestão flexível e contextualizada do currículo, com métodos e abordagens adequados para que todos os alunos aprendam e as aprendizagens sejam o cerne dos projetos educativos; determina, também, que as decisões curriculares cabem a equipas educativas que definem dinâmicas de trabalho pedagógico de articulação disciplinar e adequadas à especificidade do aluno, desenvolvendo as competências de pesquisa e mobilização crítica de informação, de resolução de problemas, do trabalho de projeto e da valorização do papel dos alunos, em situações de aprendizagens significativas. Tal implica formação contínua, visando “alterações de práticas(…) de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos” (Martins,2017). Sendo a formadora elemento da Equipa Regional do Centro para acompanhamento, monitorização e avaliação da aplicação do referido normativo, promoverá a reflexão crítica conjunta sobre práticas docentes de articulação curricular e de metodologias de aprendizagem ativa no âmbito da pedagogia do projeto, com dinâmicas de trabalho pedagógico diferenciadas, visando a melhor operacionalização dos mecanismos de aprendizagem para o desenvolvimento dascompetências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
A Oficina de Formação visa o desenvolvimento de competências e conhecimentos que permitam aos docentes: - Conhecer os referenciais da política educativa quanto ao currículo nacional e gestão flexível do mesmo, para assumir umpapel ativo na gestão curricular - Criar dinâmicas de trabalho colaborativo, que propiciem práticas de ensino e aprendizagem de articulação curricular e demetodologias de aprendizagem ativa no âmbito da pedagogia do projeto, com dinâmicas de trabalho pedagógicodiferenciadas centradas no aluno; - Conceber, concretizar e avaliar projetos de natureza interdisciplinar, adequados às especificidades de alunos e contextos,com recurso à pedagogia de projeto; - Planificar e operacionalizar práticas pedagógicas promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias da pedagogia de projeto e à articulação curricular.
Conteúdos
1. Apresentação da organização da oficina de formação (objetivos, metodologia e avaliação dos formandos). 2. Referenciais para a gestão flexível do currículo nacional: PASEO, Currículo dos Ensinos Básico e Secundário, Aprendizagens Essenciais, ENEC. 2.1. Adequação da ação educativa às finalidades do PASEO e ao Currículo dos Ensinos Básico e Secundário: implicações nas práticas pedagógicas e didáticas. 2.2. Princípios orientadores de práticas integradas e de gestão flexível do currículo: 2.2.1. Flexibilização pedagógica e curricular; 2.2.2. Opções e instrumentos de flexibilidade curricular; 2.2.3. Trabalho de natureza multidisciplinar e interdisciplinar; 2.2.4. Domínios de autonomia curricular. 3. Trabalho colaborativo docente e discente 3.1. Potencialidades, desafios e estratégias. 3.2. Estratégias e dinâmicas de aprendizagem colaborativa 4. Avaliação para a aprendizagem 4.1. Intencionalidade, modalidades, técnicas e instrumentos; 4.2. Avaliação em trabalho interdisciplinar. 5. Ambientes de aprendizagem ativa e o novo papel do professor. 6. Aprendizagem ativa baseada na pedagogia do projeto: aferição e conceção de atividades e materiais pedagógicos e de instrumentos de avaliação. 6.1. Aprendizagem por descoberta guiada 6.2. Aprendizagem por investigação (inquiry) 6.3. Resolução de problemas 6.4. Estudo de caso 6.5. Projeto de genealogia 6.6. Projeto de aprendizagem. 7. Partilha e discussão das atividades de aprendizagem concebidas: aferição de tarefas e materiais pedagógicos e deprocessos de avaliação das aprendizagens.
Metodologias
A componente de formação presencial (25 horas: 9 horas conjuntas em sala + 16 on-line síncronas)) organiza-se em 8 sessões, as duas últimas das quais para apresentação dos trabalhos dos formados, englobando 3 fases: Fase 1 (18 horas) - Apresentação/exploração de normativos e de conceitos operatórios no âmbito da articulação curricular e das metodologias da pedagogia do projeto - Desenvolvimento dos conteúdos 1 a 6; Fase 2 (3,5 horas) - Apresentação das atividades planificadas, materiais pedagógicos e instrumentos de avaliação elaborados autonomamente. Reflexão conjunta acerca destes e apresentação de sugestões de melhoria. Fase 3 (3 horas) - Apresentação dos trabalhos e reflexão conjunta sobre o impacto nas aprendizagens dos alunos.
Avaliação
Os formandos serão avaliados com base no Despacho 4595/2015, de 6 de maio, e Carta Circular CCPFC 3/2007, numa escala de 1 a 10, com base nos critérios e descritores de desempenho abaixo apresentados: . Participação nas sessões (2 val.): Participa ativamente nas sessões e toma iniciativas pertinentes, revelando empenho no processo formativo, autonomia e capacidade reflexiva, sendo visível a transposição para a sua prática profissional. . Produção de trabalhos e materiais (6 val.): Os trabalhos e materiais apresentam elevado nível de qualidade e adequação aos processos pedagógicos. As tarefas de aprendizagem concebidas foram operacionalizadas em contexto de aula e os resultados da implementação são partilhados. . Reflexão crítica/memória final individual (2 val.): A reflexão revela elevado nível de desempenho, nomeadamente ao nível da fundamentação teórica e da coerência, bem como um elevado grau de clareza, postura crítica e profundidade, explorando a transposição dos conteúdos abordados para o contexto pedagógico. A reflexão é adequada em termos formais, apresentando expressão escrita muito correta. Respeita as indicações quanto à extensão do texto.
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da formadora; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Alves, S., Macedo, L., Madanelo, O., Martins, M. M. & Martins, M. (2022). Trabalho colaborativo docente para a melhoria da ação educativa. Gestão e Desenvolvimento, (30), 209-231.https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11325 Alves, S., Madanelo, O., & Martins, M. (2019). Autonomia e flexibilidade curricular: caminhos e desafios na ação educativa.Gestão E Desenvolvimento, (27), 337-362. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.387 Cohen, A. C. e Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto editora. Rodrigues, S. V. (2018). “Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais”. Disponível em aprendizagens_essenciais_consolidacao-articulacao.pdf (mec.pt)
Observações
...
Formador
Olga Maria Coutinho de Oliveira Madanelo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |