
Supervisão e avaliação do desempenho docente: caminhos para a excelência no ensino (Distância) turma T1
Apresentação
A supervisão pedagógica é uma das preocupações que as escolas enfrentam e sempre que se fala de supervisão referimo-nos a processos de apoio/regulação do ensino/aprendizagem, a uma reflexão e investigação sobre a ação e sobre a mudança e melhoria de práticas pedagógicas na aula e fora aula. A supervisão insere-se num paradigma de intervenção e ação em que as palavras-chave passam por conceitos como missão, finalidades, competências, estratégias, responsabilidade e corresponsabilidade, colaboração, articulação, monitorização, avaliação, gestão do currículo e qualidade, sucesso. E, neste sentido, a avaliação é uma construção complexa que implica a observação, descrição, análise, interpretação da atividade profissional, que envolve pessoas com práticas e conceções próprias, em contextos diversos, com vista à tomada de decisões de ordem pedagógica e avaliativa. A avaliação do desempenho docente continua a ser hoje um ponto fulcral, diria mesmo crítico, de qualquer processo educativo, dada a sua importância nas variadas dimensões do sistema de educação. Para além de ser um processo sempre em aberto e em construção, apresenta-se como um instrumento fundamental, gerador de controvérsias, discussões e estudos apaixonados. Com o Despacho normativo n.º 24/2012, o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, na redação que lhe é conferida pelo Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro, vê consagrado um novo regime jurídico de avaliação do desempenho do pessoal docente, que veio a ser desenvolvido pelo Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer diferentes paradigmas de supervisão pedagógica; - Compreender as finalidades da supervisão pedagógica e integrá-la nos processos de avaliação do desempenho docente; - Envolver os participantes para a aprendizagem ao longo da vida como elemento estruturante do desenvolvimento profissional; - Proporcionar a aquisição de conceitos necessários à aplicação do processo de avaliação de desempenho dos docentes; - Criar condições para os participantes aplicarem com eficácia o modelo de avaliação de desempenho dos docentes; - Fornecer a análise reflexiva do Dec. Reg. nº 26/2012 que permita a contextualização da sua aplicação em cada escola; - Enquadrar os conceitos de desempenho e de competências profissionais no perfil funcional dos professores.
Conteúdos
Análise da legislação que regula a supervisão e avaliação docente -5h Analisar e definir um Perfil de competências do professor; - 2h Plano de Desenvolvimento Profissional e Objetivos Individuais, - 2h Definir desempenho e competências da função docente; 1h A supervisão pedagógica como processo de avaliação/classificação; - 1h A supervisão pedagógica como processo de “assistência” profissional; - 1h A supervisão pedagógica e o desenvolvimento profissional dos docentes; - 1h A supervisão pedagógica e a melhoria dos processos de ensino aprendizagem; - 1h Papéis e competências do supervisor na avaliação do desempenho docente; - 1h Objetividade versus subjetividade das práticas; - 1h Dinâmicas da Operacionalização da avaliação até à classificação: relação entre os parâmetros e os níveis de desempenho – 6horas 1.1. Princípios orientadores 1.2. Componentes da avaliação de desempenho docente 1.3. Dimensões da avaliação 1.4. Elementos de referência (componente interna e componente externa) 1.5. Intervenientes e respetiva articulação 1.6. Procedimentos de avaliação: projeto docente, observação de aulas e autoavaliação Apresentação dos trabalhos e avaliação: 3 h
Metodologias
A ação concretiza-se com uma metodologia que privilegie a interação entre a teoria e a prática, a conferência e o debate, a obtenção de produtos para aplicação dos conhecimentos, operacionalizando o enquadramento concetual e as atividades de consolidação e de operacionalização. A metodologia da ação assenta numa abordagem construtivista que estimule a interação entre o formador e os participantes através da utilização de diversas técnicas de trabalho. O trabalho será apoiado em mudanças de práticas que visam a (re)construção das mesmas. Propiciará um espaço de construção, de discussão, de reflexão e de troca de experiência em grupo. Nelas se incidirá sobre cada um dos conteúdos previstos e, no decorrer das mesmas, serão abertos espaços para análise de práticas, enquadramento teórico e/ou normativo-legal e do estudo do estado da arte, como suporte para a construção de materiais para a supervisão pedagógica e registos deavaliação, bem como registos para análises críticas, reflexões, protocolos, etc., que serão objeto de avaliação e/ouclassificação.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes é contínua, participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação são:a participação e o trabalho individual, com as seguintes ponderações: Participação, interesse e motivação nas atividades – 30% Qualidade do trabalho individual – 40% Relatório crítico final individual do trabalho desenvolvido – 30% Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores.
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Alarcão, I. (Org.) (2000). Escola Reflexiva e Supervisão - Uma Escola em Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: PortoEditora. • Alarcão, I. & Tavares, J. (1987), Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspetiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra. Livraria Almedina.. Cusins, P. (1999), Supervisão com Sucesso. Lisboa. Pergaminho. Fernandes D. (S/D).Avaliação do Desempenho Docente. Desafios, Problemas, Oportunidades. Texto Editora. Lisboa Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Cadernos do CCAP-2. Ministério de Educação: CCAP
Observações
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Formador
Fernando Melo Lima
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 08-04-2025 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
11 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |