A biblioteca escolar e o livro: ferramentas de inclusividade ao serviço da prática pedagógica turma T1
Apresentação
O sucesso pessoal e educativo e a promoção de uma profunda literacia da leitura começam com a formação dos pré-leitores e deve continuar ao longo da escolaridade através de actividades de leitura escrita e visual, sessões de escrita criativa e de leitura dinâmicas e criativas e workshops de construção de estórias e materiais. O livro é uma ferramenta com diversas potencialidades e, unida à sua leitura, devem ser inclusivos e contribuir para a formação do aluno na edificação da sua cidadania, atitudes e valores. O livro é um elo compulsivo na criação de laços colaborativos, criativos e criadores estando presente em muito e muitos currículos disciplinares.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Pretende-se com esta acção de formação conseguir que: - os docentes utilizem o livro como ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula e biblioteca; - os docentes dinamizem actividades com os alunos tendo por base o livro e as suas potencialidades proporcionando a criatividade, a inclusão, a reflexão e desenvolvimento do espírito critico; - se desenvolva o trabalho colaborativo entre as várias áreas do saber e entre os docentes e a biblioteca; - se dinamizem actividades que envolvam a partilha de experiências capazes de contribuir para o crescimento pessoal do aluno; - se perceba o livro como uma ferramenta terapêutica;- as práticas de escrita criativa sejam uma mais valia no processo de ensino/aprendizagem.
Conteúdos
1. Apresentação dos objectivos, metodologias e formas de avaliação (1 hora). 2. A competência de leitura visual como forma de aprendizagem e inclusão (15 horas): 2.1. A ilustração; 2.2. O pop-up. 3. O livro terapêutico (4 horas). 4. Práticas de escrita criativa (3 horas). 5. Apresentação de trabalhos e discussão (2 horas).
Metodologias
Esta Acção de Formação assenta numa abordagem das potencialidades do livro como ferramenta de trabalho capaz de ser utilizado em diversos pontos dos currículos de várias disciplinas. O professor bibliotecário apercebe-se do papel, do contributo, das dinâmicas que transformam o livro num importante elemento de trabalho colaborativo devendo partilhá-lo com os docentes das disciplinas expondo-o como um trampolim para um conjunto de actividades. A formação leitora, escrita e visual deve ser desenvolvida desde o pré-escolar e estar presente em qualquer área curricular. E, durante este processo, podem ser criadas uma série de dinâmicas que facilitam o entrosamento do leitor e do docente com o livro. Assim, aquilo que propomos é a analise da ilustração, de onde para onde, construção de livros em pop-up básico e inclusivos, práticas de escrita criativa e a ainda a valorização do livro como terapia – trabalhos desenvolvidos em grupo ou individual, nas sessões, de forma presencial. Com os trabalhos será criado um portfólio para partilha entre os formandos, as bibliotecas das suas escolas e outros docentes.
Avaliação
A avaliação, sendo contínua, traduzir-se-á numa classificação final expressa na escola de 1 a 10, em conformidade com o referencial previsto no n.º 2, do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º15/2007, de 19 de Janeiro. A avaliação deve ter um carácter formativo e regulador pressupondo a interacção entre formador e formandos no contexto do debate critico e na concretização das actividades práticas. Na avaliação / classificação serão considerados os elementos que a seguir se indicam, com os respetivos pesos relativos: - construção e elaboração de materiais a partir do trabalho de grupo (40%); - interesse e participação activa nas sessões (20%); - elaboração de um trabalho/reflexão crítica individual final (40%).
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário de satisfação a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da formadora; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. CARTER, David. Los Elementos Del Pop-Up. HELLER, Eva (2012). A psicologia das Cores, como as cores afetam a emoção e a razão. Barcelona: Editorial Gustavo Gili. MUNARI, Bruno (2014). Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70. SANTOS, Margarida Fonseca (2013). Escrita em dia. Lisboa: Clube do Autor
Observações
...
Formador
Cristina Maria Rodrigues dos Santos Maltez
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |