Utilização da linguagem Python nas Aprendizagens Essenciais da Matemática turma T1

Apresentação

A linguagem de programação Python, aconselhada nas ações estratégicas de ensino do professor para operacionalização das Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Secundário, surgiu na década de 90 do século XX, sendo uma linguagem de programação de alto nível e de ampla aplicabilidade. A introdução desta linguagem, no Ensino Secundário, contribui para a resolução de problemas matemáticos onde práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, bem como a aquisição de hábitos de depuração e otimização dos processos estão envolvidos. Deste modo, a aposta no Pensamento Computacional revela a aproximação do currículo às recomendações internacionais. Assim, é necessário formar docentes numa linguagem de programação que se tornou muito relevante nos últimos anos.

Destinatários

Professores do Grupo de Recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 500.

Objetivos

1. Reconhecer a utilidade da programação na resolução de problemas matemáticos; 2. Conhecer os elementos básicos da programação em linguagem Python; 3. Desenvolver, nos professores que lecionam Matemática, a capacidade para programarem em Python; 4. Interpretar e corrigir erros nos programas; 5. Promover a exploração e criação de novos cenários de aprendizagem, em sala de aula, com recurso à programação Python; 6. Promover o debate/reflexão sobre as atuais orientações curriculares de Matemática para o Ensino Secundário; 7. Adotar práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalhos práticos relacionados com o uso das novas Tecnologias; 8. Possibilitar o desenvolvimento, nos alunos de um crescente interesse pela realização de projectos e actividades de investigação e exploração como parte fundamental da sua aprendizagem.

Conteúdos

1. Apresentação da Oficina de Formação - 1 hora 2. O que é o pensamento computacional? - 2 Horas 3. Introdução à linguagem de programação Python (Tipos de dados; Varáveis; Boolean Values; Introdução de dados; Escrita de dados; Seleção de dados; Operações Matemáticas; Operadores Lógicos; Estruturas de controle: if, else, elif, while, for, break, continue, pass; Criar funções; Gerar números aleatórios; Manipular Listas e strings; Matrizes; Utilizar algumas das bibliotecas do Python; Verificar a sintaxe e a correção formal de um programa em Python;…) - 12 horas 4. Exploração de Tarefas, com recurso à Programação Python, tendo em vista a operacionalização das AE do Ensino Secundário: 10 horas 5. Apresentação dos trabalhos: 3 horas 6. Reflexão sobre os contributos, que o programa de programação tem nas aprendizagens dos alunos; que dificuldades poderão ocorrer no desenvolvimento das tarefas; como as ultrapassar; que tipo de feedback pode o professor dar aos alunos, para progredir na resolução: 2 horas.

Metodologias

Aulas teóricas e práticas.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: 1. Participação individual/grupo (relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa) – 10% 2. Produção de materiais (com intervenção direta no contexto educativo) – 60% 3. Trabalho de reflexão Crítica (correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador) – 30%

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Bivar, A., Grosso, C., Oliveira, F., Timóteo, C., & Loura, L. (2014). Programa e Metas curriculares de Matemática A, Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. Amado, N. & Carreira, S. (2019). Trabalho de Projeto. Obtido de: http://hdl.handle.net/10400.1/15482 Guichard, Jean Paul (1986). História da Matemática no ensino da Matemática. in Bouvier, A. (coord), Didactique des Mathématiques, Cedic/Nathan,1986 (Adaptação livre de Arsélio Martins). Obtido de https://www.mat.uc.pt/~jaimecs/mhist.html I Carvalho e Silva, J. (2022). Pensamento Computacional no ensino em França. Educação e Matemática, 162, 53-54. Espadeiro, R. (2022). O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática, 162, 5-10.

Observações

O formador está acreditado nesta área e domínio e realizou a formação de formadores organizada, pela DGE para as aprendizagens essenciais da matemática.

Formador

José Fonseca Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-06-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
2 28-06-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 12-07-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 12-07-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 14-07-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
6 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 16-07-2025 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
8 16-07-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
9 21-07-2025 (Segunda-feira) 15:00 - 19:00 4:00 Presencial
Início: 26-06-2025
Fim: 21-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132525/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Sec. Gouveia e Escola Sacadura Cabral - Cel. da Beira

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