
Práticas pedagógico-didáticas no ensino e aprendizagem das línguas, com recurso ao digital e Inteligência Artificial Generativa turma T1
Apresentação
A incorporação da Inteligência Artificial (IA) no domínio educativo tendo vindo a transformar a maneira como aprendemos, mas também como ensinamos. O Relatório da UNESCO destaca a Inteligência Artificial (IA) generativa como uma das principais inovações, capazes de transformar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, tendo os docentes começado a questionar potencialidades e desafios da mesma. De facto, a capacidade de trabalhar com IA será uma das competências-chave do século XXI, pelo que urge capacitar professores para conhecer e utilizar soluções existentes e emergentes nestas áreas, conducente à inovação pedagógica. Esta formação visa ser um espaço de reflexão/partilha de estratégias a utilizar de forma inovadora por professores, proporcionando à diversidade dos alunos atingir as áreas do PASEO, estimulando mais e melhores aprendizagens. Centra-se em dotar os docentes de competências para integrar a inteligência artificial no ensino de línguas, promovendo a criatividade, a personalização da aprendizagem e o feedback individualizado a cada aluno, entre outros aspetos. Esta abordagem não só melhora a interação linguística e comunicativa em sala de aula, mas também potencia a compreensão e a identificação de dificuldades de aprendizagem. A formação preparará os formandos para responder eficazmente aos desafios contemporâneos, com um foco especial no desenvolvimento de competências digitais relevantes.
Destinatários
Professores de línguas dos grupos de recrutamento 120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de línguas dos grupos de recrutamento 120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de línguas dos grupos de recrutamento 120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
• Desenvolver uma compreensão aprofundada dos desafios e potencialidades da Inteligência Artificial (IA) generativa (IAG) no ensino de línguas, alinhando-os com o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. • Aplicar metodologias ativas de aprendizagem emergentes. • Capacitar os docentes para a integração da IA-Generativa na prática pedagógica. • Descobrir o potencial, os riscos e o futuro da IA generativa. • Explorar os benefícios do uso da inteligência artificial como ferramenta de trabalho e aprendizagem. • Avançar no desenvolvimento profissional dos participantes e nas competências digitais.
Conteúdos
Apresentação (2 horas síncronas) Módulo 1 – Oportunidades e desafios da da Inteligência Artificial e da IAG no ensino de línguas (2 horas síncronas + 2 horas assíncronas) • Exploração dos conceitos básicos de IA e IAG, focando na sua história, evolução e utilização prática bem como impacte potencial na educação e no ensino das línguas. • Exploração de exemplos práticos de como a IAG pode ser utilizada para criar materiais didáticos personalizados e inovadores, adequados às realidades educativas portuguesas, para o ensino das línguas. • Discussão sobre o papel da IAG no desenvolvimento de competências digitais e no suporte a metodologias ativas de aprendizagem. Tarefas assíncronas:- Criação e estruturação do portefólio digital (no Padlet ou outra qualquer ferramenta);- Leitura de, pelo menos, um dos estudos e refleção sobre a temática (comentário de 100 palavras, até ao fim do curso);- Exploração do jogo Odd One Out e elaboração de um pequeno comentário reflexivo. Módulo 2 – Integração da IA e IAG na didática das línguas (5 horas síncronas + 2 horas assíncronas) • Exploração didática de recursos educativos digitais; • Metodologias ativas para desenvolver competências e literacias digitais; • Oportunidades e desafios da IA generativa na educação como ferramenta de trabalho e aprendizagem; Benefícios dos Chatbots como assistentes dos/as professores/as e dos/as alunos/as; • Como treinar um modelo de linguagem natural através de machine learning; • Plataformas para criação de recursos didáticos gratuitos baseadas na IA. Tarefas assíncronas:- Criação de uma atividade didática para usar imagens ou texto mediadas por tecnologias de IA;- Criação de uma apresentação interativa, usando a plataforma Gamma. Módulo 3 – Criação de recursos educativos digitais baseados em IA (6 horas síncronas + 4 horas assíncronas) • A IA para ensinar e aprender soft skills; • A Literacia dos Prompts • Ferramentas digitais para criar atividades didáticas; • Elaboração de situações e atividades de aprendizagem inovadoras baseadas na IA; • Implementação das atividades didáticas desenvolvidas. Tarefas assíncronas:- Criação de uma apresentação interativa, com 2 ou 3 slides de conteúdo, mais 3 ou 4 slides interativos, devendo, um deles, ser Feedback IA, usando a plataforma Curipod.- Criação de uma atividade didática mediada por chatbot, usando a plataforma Collect-chat (este é um exemplo). Avaliação (2 horas síncronas)
Metodologias
Nesta formação, em regime de frequência e-learning serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. As sessões terão um carácter teórico-prático. Os docentes serão desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Nas sessões síncronas online realizadas em videoconferência, serão apresentados os conteúdos de referência através de uma componente teórica que adotará uma metodologia expositiva, centrada na clarificação conceptual, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formadora e formandos; uma componente prática-reflexiva que irá privilegiar a partilha e a troca de experiências e materiais, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Nas sessões assíncronas (de trabalho autónomo), os formandos, individualmente, deverão realizar tarefas de acordo com os conceitos apresentados e a criação do e-fólio.
Avaliação
A avaliação será contínua e traduzir-se-á numa classificação quantitativa final expressa na escala de 1 a 10 valores, conforme o indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores e considerando os seguintes critérios: - Participação dos formandos nas atividades a desenvolver (20%); - Avaliação dos tarefas/trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo ao longo das sessões (20%); - Relatórios críticos individuais finais (60%).
Modelo
_ Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da formadora; - Relatório da entidade formadora.
Bibliografia
Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07 IFLA (2024). IFLA Trend Report Update 2023. https://trends.ifla.org./update-2023 Moura, A. (2024). Inteligência Artificial na Educação: perceções dos professores participantes numa oficina de formação. Carvalho, A. A. A., Schlemmer, E., Area, M., Marques, C. G., Santos, I. L., Guimarães, D., Cruz, S., Moura, A., Reis, C. S., Rebelo, P. V. (Orgs) (2024). Atas do 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning. Centro de Estudos Interdisciplinares, pp. 184-193. https://hdl.handle.net/10316/115228. Moura, A., & Carvalho, A. A. (2023a). Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação. RE@ D-Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(2), e202308- e202308. Disponível em https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/15331/1/READ_V2%20N2_e202308.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [[Em linha]. Lisboa: RBE, Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.htm
Observações
...
Formador
Liliana Manuela Cruz Melo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
6 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 23-06-2025 (Segunda-feira) | 20:30 - 21:30 | 1:00 | Online assíncrona |
8 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
11 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online assíncrona |
12 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |