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Leitur@s: Caminhos para Inovar na Educação turma (Turma 1)

Apresentação

Nesta época em que o impresso e o digital convivem lado a lado e concorrem para os mesmos fins, há necessidade de desenvolver práticas de promoção da leitura e escrita, também elas híbridas. No limiar de uma nova era, a utilização da inteligência artificial (IA) no nosso dia-a-dia é incontornável. Já está a mudar a forma como as escolas, as universidades e os educadores trabalham, bem como a forma como os nossos filhos aprendem” (Comissão Europeia, 2022, p. 6). Também as bibliotecas têm necessidade de responder de forma estratégica aos desafios colocados pela IA, tornando-as mais eficazes e inclusivas, sendo para isso, necessário implementar algumas mudanças. O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” e o Relatório da UNESCO que destaca a Inteligência Artificial (IA)generativa como uma das principais inovações, capazes de transformar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação, acrescentam uma nova dimensão às funções tradicionais das bibliotecas, exigindo um trabalho acrescido na gestão da informação e formação dos utilizadores. Assim sendo, as escolas precisam equilibrar as práticas tradicionais de leitura com as demandas do paradigma digital. Isso implica capacitar professores, investir em infraestrutura tecnológica e promover o uso ético e responsável das ferramentas digitais. Desta forma, a leitura continua e continuará a ser uma ponte para o conhecimento, adaptada àsnovas dinâmicas do mundo contemporâneo em geral.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

- Enquadrar a ação no trabalho concelhio desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Municipais de Seia(RBEMS). - Partilhar “boas práticas” da RBEMS. - Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo. - Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-oscom a emergência de novas literacias. - Refletir sobre a flexibilidade curricular como metodologia de ensino-aprendizagem, numa perspetiva de gestão flexível econtextualizada do currículo em sala de aula, num pleno exercício de autonomia. - Pensar a Educação Inclusiva e as mudanças, a nível organizacional e do próprio processo educativo. - Descobrir e avaliar ferramentas digitais e tecnologias emergentes para dinamizar a leitura e a escrita criativa.

Conteúdos

● Painéis (decorrerão em sala, em grande grupo, em dois dias distintos) ● Workshops (decorrerão em simultâneo, tendo cada formando de frequentar, obrigatoriamente, os 4 workshops disponibilizados). Painéis ▪ Abertura formal da ação de formação: - Apresentação dos objetivos, das metodologias, dos instrumentos e critérios de avaliação. Painel 1 (1 hora): Bibliotecas escolares: um lugar para todos. Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Nelson Carneiro e Olívia Brandão Painel 2 (1,5hora):Novos desafios, novas inteligências. (IA Realidade aumentada) Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Rui Fonte Painel 3 (1 hora): Formas de estar na escrita e na leitura Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Claúdia Cruz Painel 4 (1hora): Ensinar arte e com arte. Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Luís Varela Painel 5 (1,5 hora): À conversa com… Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: António Fontinha Workshops simultâneos (1,45 horas x 4 = 7 horas) Workshop 1 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Rui Fonte Workshop 2 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Magda Mesquita Workshop 3 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Luís Varela Workshop 4 Formador responsável: Formadores acreditados pelo CCPFC Dinamizador: Claúdia Cruz Sessão de encerramento

Metodologias

As Jornadas irão decorrer na modalidade de “curso de formação”, estruturadas em painéis e workshops, perfazendo umtotal de 13 horas de formação. Haverá sessões essencialmente teóricas e reflexivas (painéis) centradas na apresentação e discussão de temasrelacionados com a leitura e a literacia, a aprendizagem das mesmas e as dificuldades que possam surgir no percurso. As restantes sessões decorrerão num formato de workshop, com a apresentação de diversos temas onde serãoanalisados, discutidos e experienciados dispositivos de intervenção que permitam abordagens informadas na procura desoluções para os problemas e constrangimentos da aprendizagem da leitura e da promoção da leitura e literacia. As sessões terão um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que assegurarão o cumprimento de todos osprocessos necessários à avaliação. Estas Jornadas estarão abertas à participação de docentes que poderão não desejar a acreditação, ficando apenas comum certificado de presença.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do(s) formador(s); - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Comissão Europeia. (2022). Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dadosno ensino e na aprendizagem. https://data.europa.eu/doi/10.2766/07 Sigman, Mariano & Bilinkis, Santiago. (2024, nov.). Artificial - A Nova Inteligência e a Fronteira do Humano. Temas &Debates. PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com abiblioteca escolar. https://www.rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.html PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Biblioteca Escolar etrabalho colaborativo. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/677/bibliotecarbe6.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Fazer leitores na eradigital: o contributo da biblioteca escolar. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/679/bibliotecarbe8.pdf

Observações

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Formador

Maria Alcina Rodrigues Correia

Liliana Manuela Cruz Melo

Isabel Cristina Rodrigues dos Santos Albuquerque

Paixão dos Santos Pinto

Início: 05-09-2025
Fim: 06-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135070/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Casa Municipal da Cultura de Seia - Auditório

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