Crescer: desafios da infância e a importância de estar “off” turma (Turma 1)
Apresentação
Sabemos hoje que a saúde mental de uma população é determinada por um vasto conjunto de fatores, que transcendem em larga medida as dimensões exclusivamente centradas na prestação de cuidados. Muitos desses fatores exercem-se numa fase precoce da vida individual, modelando largamente o futuro de cada um de nós em termos de resiliência e de capacidade de adaptação às várias fases do ciclo de vida. Neste contexto, a saúde mental das crianças e adolescentes deve ser considerada como uma área absolutamente crucial das políticas em curso numa sociedade, não só a nível dos sistemas de saúde, mas igualmente no que se refere à educação, à proteção social e à defesa dos direitos humanos. Acredita-se que a construção de estratégias destinadas à promoção de saúde mental configura-se como um desafio atual, sobretudo, no contexto educacional In: Plano de Ação da Saúde Mental 2013-2030 da OMS
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Desafios da infância; • Avaliar a especificidade dos problemas de saúde mental para a criança e o adolescente e os desafios que colocam.
Conteúdos
...
Metodologias
...
Modelo
- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório da entidade formadora.
Observações
...