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O que (nos) dizem os livros? II Jornadas turma (Turma 1)

Apresentação

A formação de docentes é de extrema importância para que as práticas lectivas e pedagógicas se possam irtransformando, evoluindo, diversificando, criando e permitindo, no aluno, mudanças na sua relação com a aprendizagem,a cidadania, os conteúdos, a escola. Mas, sobretudo, com as literacias de leitura – na base da aquisição de um vastoleque de competências está o livro – a ferramenta social, educativa, psicológica, lúdica… Na base de muitas das dinâmicas a realizar pelo docente está o livro como uma ferramenta potenciadora de várias competências que podem, e devem, ser usadas pelo docente no trabalho a desenvolver com os alunos. Por isso se justifica a necessidade de formação na área do livro, das suas valências, de todo o conjunto de práticas que se podem dinamizar à volta do livro e que vão enriquecer a formação do aluno.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se com esta acção de formação conseguir que: - os docentes utilizem o livro como ferramenta de trabalho em contexto de sala de aula e biblioteca na formação dosalunos; - os docentes dinamizem actividades que proporcionem aos alunos a reflexão e o desenvolvimento do espírito critico; - se desenvolvam metodologias inovadoras; - se desenvolva o trabalho colaborativo entre as várias áreas do saber; - as práticas artísticas sejam utilizadas no desenvolvimento das práticas educativas; - se dinamizem actividades que envolvam a partilha de experiências capazes de contribuir para o crescimento pessoal do aluno; - se alargue o conhecimento sobre obras e autores.

Conteúdos

27 de junho de 2025 Sexta-feira: Sessão 1: 9.00 – 13.00: Painel 1: Camões (re)visitado Painel 2: A História na estória Painel 3: A censura e a literatura Sessão 2: 15.00 – 17.30 Painel 4: A arte e o livro Painel 5: workshop: a literatura em pop-up 28 de junho de 2025 Sábado: Sessão 3: 9.30 – 13.00: Painel 1: Vida e obra de Aquilino Painel 2: “Era Abril e eu estive lá” Painel 3: Ler Camilo na Escola da atualidade: alguns caminhos e desafios Sessão 4: 14.30 – 17.30 Painel 5: A ilustração no livro infantil Painel 6: Práticas de escrita criativa

Metodologias

Esta ação assenta numa abordagem do livro, em diversas valências como: - revisitar escritores nas dimensão formativa e aplicabilidade em contexto de sala de aula; - a ilustração, a arte, a sala de aula para que haja uma promoção no entendimento da arte como forma de aprendizagem; - a intertextualidade na literatura para descobrir relações entre textos e autores, permitindo o seu entendimento e prática como elemento constitutivo da produção do sentido; - a intertextualidade como dialogia ao serviço da análise e hermenêutica literária; - encontrar na literatura infanto-juvenil ferramentas de trabalho em contexto de sala de aula; - conhecer práticas utilizadas na tradução da literatura infantil; - conhecer períodos da História através do livro. A ação pretende realizar dois workshops de carácter mais prático para dotar os docentes de ferramentas de trabalho aplicáveis em contexto de sala de aula: experienciar práticas da engenharia do papel para aquisição de técnicas de trabalho que os docentes podem utilizar para dinamizar a sua prática letiva; experienciar práticas de escrita criativa enquanto ferramenta de motivação ou consolidação da aprendizagem.

Avaliação

A avaliação, sendo contínua, traduzir-se-á numa classificação final expressa na escola de 1 a 10, em conformidade com oreferencial previsto no n.º 3, do artigo 46.º do Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei nº 41/2012, de 21 de fevereiro, nasua atual redação). A avaliação terá um carácter formativo e regulador pressupondo a interacção entre formador e formandos no contexto dodebate critico e na concretização das actividades práticas. A avaliação / classificação incide: - na elaboração e entrega de um trabalho/reflexão crítica individual final (80%); - no interesse e participação activa nas sessões presenciais (20%).

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório das formadoras; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Aranha, Ana; Censura – o lápis azul do silêncio, Guerra & Paz, 2023 Bittencourt, Circe (ed.); O saber histórico na sala de aula, Editoria Contexto, 2009 Ferro, Marc; Comment on raconte l'Histoire aux enfant à travers le monde, 5ª ed.s, Payot, 2004 Obras de Camilo Castelo Branco e de Aquilino Ribeiro Obras de Camões e Obras infanto-juvenis.

Observações

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Formador

Cristina Maria Rodrigues dos Santos Maltez

Maria Elisabete da Silva Bárbara

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-06-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 27-06-2025 (Sexta-feira) 15:00 - 17:30 2:30 Presencial
3 28-06-2025 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Presencial
4 28-06-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 27-06-2025
Fim: 28-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135795/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Centro Cultural de Aguiar da Beira (Auditório)