Desportos Náuticos: Wakeboard e Canoagem – Nível introdutório turma (Turma 1)

Apresentação

A inserção da presente ação no nosso Plano de Atividades visa dar resposta às necessidades de formação de professores na área das atividades desportivas emergentes como matéria alternativa do programa de Educação Física. As Atividades de Exploração da Natureza como matérias alternativas têm vindo a assumir um papel acrescido de motivação e de empenho. O desenvolvimento turístico do nosso país, associado ao aumento da oferta de cursos profissionais na área Desportiva e Turística e à constante necessidade de atualização de conhecimentos científico-pedagógicos por parte dos docentes, revela a carência de formação nesta área. As Atividades Náuticas não são uma matéria alternativa estanque. A promoção da Atividade Física consistente e significativa visa, aqui, o recurso a formas e conteúdos diversos de concretização. O transfere de conhecimentos motores entre modalidades desportivas diversas é o garante de uma formação desportiva global. Por seu lado, a diversidade de matérias e a sua correspondência com as ambições dos alunos, concorre positivamente no combate ao abandono escolar. Quando a escola procura novas formas de cativar os alunos e de os motivar para as aprendizagens, as atividades como a Canoagem e o Wakeboard podem assumir um papel preponderante nessa demanda. A formação de professores deve ser enriquecedora e diversificada. Atividades como a Canoagem e o Wakeboard podemser uma alavanca motivadora para o que muitas vezes é o portfólio da formação de professores.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

1. Sensibilizar os professores para a importância da prática da Canoagem e do Wakeboard e evidenciar os princípioseducativos deste desporto no meio escolar. 2. Permitir a aquisição de competências essenciais ao ensino das modalidades e que melhorem a capacidade deintervenção junto dos alunos. 3. Promover e aplicar sistemas de observação e avaliação específicos à deteção de erros técnicos. 4. Analisar e aplicar propostas de programa das modalidades à realidade escolar. 5. Divulgar os sistemas de competição mais comuns adaptados à realidade escolar. 6. Promover a criação de clubes de Desportos Náuticos no âmbito do Desporto Escolar.

Conteúdos

CANOAGEM I - SESSÕES TEÓRICAS DE EXPOSIÇÃO E ANÁLISE: (1,5 HORAS) I.1. Apresentação da modalidade; I.2. Canoagem Federada em Portugal; I.3. A Canoagem na Escola e no Desporto Escolar; I.4. Enquadramento e Regulamentos da Canoagem no Desporto Escolar e no Desporto Federado; I.5. O processo de ensino-aprendizagem da Canoagem; I.5.1. Técnica de Pagaiada e situações de aprendizagem; I.5.2 Segurança; I.5.3. – Progressões pedagógicas. II - SESSÕES PRÁTICAS (11 HORAS) II.1. Iniciação ao Kayak (pressupostos e técnica básica de propulsão); II.2. Progressões pedagógicas; II.3. Iniciação ao Kayak de competição; II.4. Exercícios de equilíbrio, posição base e técnica de Pagaiada. II 5. Avaliação: II 5.1. Lecionação de uma técnica; II 5.2. Percurso técnico com utilização da técnica lecionada. WAKEBOARD I - SESSÕES TEÓRICAS DE EXPOSIÇÃO E ANÁLISE: (1,5HORAS) I.1. Resenha Histórica; I.2. O Wakeboard como atividade desportiva; I.3. O Wakeboard como Turismo Desportivo; I.4. Regras de Segurança: I 4.1. Regras de Navegação; I.5. Análise da prática do Wakeboard: I.5.1. - O Take off; I 5.2. Posição base; I 5.3. - Viragem; I 5.4. Viragem à direita; I 5.5. Viragem à esquerda; I 5.6. Porque acontece a viragem quando o indicador é o centro de massa; I 5.7. Outras variáveis: I 5.7.1. Força Centrifuga; I 5.7.2. Transferência de peso. I 6. A avaliação: Global (dos conhecimentos teóricos adquiridos). II - SESSÕES PRÁTICAS (11 HORAS) II.1. O Take off; II.2. Posição base; II.3. - Viragem; II.4.Viragem à direita; II.5. Viragem à esquerda; II.6. Porque acontece a viragem quando o indicador é o centro de massa; II.7. Outras variáveis: II.8. Força Centrifuga; II.9. Transferência de peso; II.10. Saída da Esteira; II.11. Saída à direita; II.12. Saída à esquerda; II.13. O regresso ao centro da esteira; II.14. Manobras; II.15. Os primeiros saltos; II.16. “toe side”; II.17. “Heel side”; II.18. O 180º; II.19. Identificação de critérios de êxito; II.20. Identificação de erros mais comuns. II.21. Avaliação: II.21.1. Lecionação de uma técnica; II.21.2. Percurso técnico com utilização das técnicas lecionadas.

Metodologias

Canoagem Sessões Teóricas 1,5 h Conteúdo 1: Apresentação da modalidade 15‘ Conteúdo 2: Canoagem Federada em Portugal 15’ Conteúdo 3: A Canoagem na Escola e no DE 15’ Conteúdo 4: O processo de ensino-aprendizagem da Canoagem 30’ Conteúdo 5: Av. Global - 15’ Sessões Práticas – 11h Conteúdo 5: Preparação e transporte do material - 1 h Conteúdo 6: P. Base - 2 h Conteúdo 7: Remada - 2 h Conteúdo 8: Manobras - 2 h Conteúdo 9: A execução prática: Av. global 2 h Conteúdo 10: Avaliação: Percurso técnico. 2 h Wakeboard Sessões Teóricas 1,5 h Conteúdo 1: Resenha Histórica. – 15’ Conteúdo 2: O Wake como ativ. Desportiva – 30’ Conteúdo 3: Análise da prática do Wake - 30’ Conteúdo 4: Av. Global - 15’ Sessões práticas 11 h Conteúdo 5: Take off - 3 h Conteúdo 6: P. Base - 1 h Conteúdo 7: Saída da esteira (Viragens) - (1 h) Conteúdo 8: Aperfeiçoamento das viragens – 1 h Conteúdo 9: Manobras - (1 hora) Conteúdo 10 A execução prática: Av. global - 2 h Conteúdo 11: Avaliação: Percurso técnico. - 2 h

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e considerados os seguintes critérios e instrumentos de avaliação: A avaliação é efetuada pelo formador, através do preenchimento de uma ficha nominativa de avaliação quantitativa (escala de um a dez) considerando os seguintes itens: ITEM UM – CONHECE E TRANSFERE OS SABERES ADQUIRIDOS A NOVAS SITUAÇÕES. (70%) Realização de uma situação de aplicação prática de conhecimentos proposta pelo formador. [100%] ITEM DOIS - PARTICIPAÇÃO (30%) * Interesse e empenho [25%] * Qualidade das intervenções [25%] * Iniciativa [25%] * Pontualidade [25%] PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO FINAL =(Item 1 X 70%) + (Item 2 X 30%)

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

• COOPERMAN, Stephanie (2003) Wakeboard: Techniques and Tricks, The Rose Publishing Group. • ORR, Tamra (2001) Extreme Wakeboarding, Sports on the edge. • Federação Portuguesa de Canoagem. Manual do Monitor de Canoagem. Porto Federação Portuguesa de Canoagem(2008). • Metodologia do Treino Desportivo na Canoagem – do planeamento à execução. PortoSzanto & Henderson (2004).

Observações

...

Formador

Sérgio Manuel Rocha Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-07-2025 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 09-07-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
4 10-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 10-07-2025 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 12-07-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 12-07-2025 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 08-07-2025
Fim: 12-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135363/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Marina da Aguieira

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