Autoavaliação de escola e avaliação externa turma 1

Apresentação

Os processos de autoavaliação assumem uma importância central na governança das organizações escolares, devendo disponibilizar informação que sustente a tomada de decisões dos agentes escolares em prol da melhoria da prestação do serviço educativo. O terceiro ciclo de avaliação externa das escolas, enquadrado no sistema de avaliação das escolas, criou novas exigências à autoavaliação de escola: um referencial com mais indicadores, uma metodologia mais completa e, consequentemente, uma maior necessidade de evidenciar o diagnóstico interno e os respetivos planos de ação. A interface entre a autoavaliação e a avaliação externa exige uma integração complexa e informada de legislação, referenciais teóricos e capacidades organizacionais, tendo em conta, não obstante, que são processos que são constitutivamente diferentes Pretende-se ainda promover a partilha e constituição de rede entre escolas promotoras de procedimentos mais eficazes e desburocratizados na auto-avaliação e melhoria de escola, assegurando os princípios da sustentabilidade, adequação, consistência e efetividade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Assegurar o sucesso educativo, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade nas escolas; - Incentivar as acções e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas; - Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados do sistema educativo e dos projectos educativos; - Articular avaliação interna com avaliação externa. Constituir redes de partilha de práticas entre escolas.

Conteúdos

Módulo 1 – Avaliação de escola (2 horas) Introdução à avaliação da escola Modalidades de avaliação de escola: autoavaliação e avaliação externa Módulo 2 – Avaliação externa (5 horas) Explicitação do modelo de avaliação externa em Portugal: referencial, metodologias e finalidades Conceção de autoavaliação de escola no referencial de avaliação externa Módulo 3 – Autoavaliação de escola (8 horas) O que é e o que não é a autoavaliação de escola Quadro normativo da autoavaliação Construção do dispositivo de autoavaliação: a) Referencial; b) Intervenientes c) Metodologias d) Usos da autoavaliação

Metodologias

O curso de formação terá a duração de 15 horas, com sessões presenciais intercaladas com sessões à distância síncronas, envolvendo por exemplo apresentações teórico-práticas, atividades práticas e fóruns de partilha e reflexão. O formador deverá ter, em permanência, um papel de promotor/ facilitador de reflexão em torno dos temas em questão, fomentando a partilha de experiências. Devem ser criadas oportunidades de trabalho individual e a pares, privilegiando propostas com carácter prático, com a preocupação de atender às especificidades de cada escola/ agrupamento e às experiências dos formandos no contexto da sua atividade.

Avaliação

Os critérios de avaliação deverão ser elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Participação Realização de tarefas Reflexão crítica com base em trabalho escrito, individual. A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Modelo

- Resposta dos formandos a um questionário a disponibilizar pela entidade formadora; - Relatório do formador; - Relatório da entidade formadora.

Bibliografia

Fialho, F., Saragoça, j., Silvestre, M. J., & Correia, A. P. (2023). Avaliação Externa das Escolas - Mecanismo de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Húmus. Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto Editora. Machado, E. A. (2016). Educação que vem: entre a performatividade e a esperança . Whitebooks. Pacheco, J. A. (2014). Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto Editora. Simons, H. (1987). Getting to know schools in democracy. Th politics and process evaluation.

Observações

...

Formador

Eusébio André da Costa Machado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-01-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 11-02-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 18-02-2026 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
4 18-02-2026 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
5 25-02-2026 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 28-01-2026
Fim: 25-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-128838/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: Escola Sacadura Cabral - Cel. da Beira e Escola Sec. Gouveia + on-line

INSCREVER-ME