LEGISLAÇÃO

Geral
Lei n.º 46/86, de 14 de outubro.

Lei de Bases do Sistema Educativo, alterada pela Lei n.º 115/97, de 19 de setembro, pela Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto e pela Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto.

Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril.

- Aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, alterado pelo DL n.º 224/2009, de 11 de setembro e pelo DL nº137/2012.

Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016.

Proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.

Assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados.

Carreira Docente
Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro.

11ª alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

  Portaria n.º 119/2018, de 4 de maio

Define os termos e a forma como se processa o reposicionamento no escalão da carreira docente dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário do pessoal docente com tempo de serviço prestado antes do ingresso na referida carreira e a que se refere o n.º 3 do artigo 36.º e o n.º 1 do artigo 133.º do respetivo estatuto de carreira docente (ECD)

  Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio

Estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de técnicos especializados para formação.

  Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto

Estabelece os termos de implementação dos mecanismos de aceleração de progressão na carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Formação Contínua
Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.

Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.

Prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica.

Despacho 6851-A/2019, de 31 de julho.

Primeira alteração ao Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.

Despacho 2053/21, de 24 de fevereiro.

Segunda alteração ao Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.

Avaliação Docente
Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro.

Avaliação do desempenho do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Despacho n.º 12567/2012, de 26 de setembro.

Estabelece os universos e os critérios para a determinação dos percentis relativos à atribuição das menções qualitativas de Excelente e de Muito Bom aos docentes integrados na carreira.

Portaria n.º 266/2012, de 30 de agosto.

Avaliação do desempenho docente dos diretores de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, dos diretores dos centros de formação de associações de escolas.

Portaria n.º 29/2018, de 23 de janeiro.

Regras relativas ao preenchimento das vagas para progressão ao 5.º e 7.º escalões da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Educação Inclusiva
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão.

Currículo
Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho.

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho.

Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens.

Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho.

Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico.

Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto de 2018.

Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018.

Portaria n.º 226-A/2018, de 7 de agosto.

Procede à regulamentação dos cursos científico-humanísticos, a que se refere a alínea a) do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018.

Despacho n.º 8476-A/2018, de 31 de agosto.

Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário.

Declaração de Retificação n.º 29-A/2018, de 4 de setembro.

Retifica o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, da Educação, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens.

Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho

Define os termos e as condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário.

Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de julho.

Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.

Decreto-Lei n.º 70/2021, de 3 de agosto.

Aprova o regime jurídico do ensino individual e do ensino doméstico.

Portaria n.º 194/2021, de 17 de setembro.

Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.

Portaria n.º 306/2021, de 17 de dezembro

Procede à primeira alteração da Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, que define os termos e condições em que as escolas, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.